Quando os escravos somos nós. Salários de trabalhadores chineses já ultrapassam os dos brasileiros

Em geral o brasileiro tende a se comparar com países onde se pode tirar algum tipo de senso de superioridade. Essa é uma daquelas características que um povo que ainda se mantém aferrado às estruturas herdadas de sua origem colonial tende a manter em que pese a irracionalidade disto. Por isso, até bem recentemente toda vez que era necessária uma comparação para nos sentirmos superiores a bola da vez era a China e seus salários tidos como de escravos. 

Pois bem, agora para alcançarmos essa sensação ilusória de superioridade será preciso procurar outra “vítima”. É que como mostra o insuspeito “Financial Times” em uma matéria assinada pelo jornalista Steve Johnson e que foi publicada no último dia 26 de Fevereiro, os salários pagos aos trabalhadores chineses já supera a dos brasileiros e se aproxima do que recebem portugueses e gregos (Aqui!).

china-1

Como mostra a figura abaixo, enquanto o valor da hora trabalhada nas indústrias chinesas passou de 1,20 para 3,60 Euros entre 2005 e 2016, no caso brasileiro no mesmo período houve uma queda de 2,90 para 2,70 Euros no mesmo período. Aliás, interessante notar que na América Latina apenas o Chile paga melhores salários do que a China.

china

Mas a melhora nos salários não se resumiu apenas ao ramo industrial, pois como mostra Steve Johnson, os ganhos salariais chineses estão disseminados em todos os ramos de trabalho, já que o valor médio da hora trabalhada passou de 1,50 para 3,30 Euros entre 2005 e 2016 (ver figura abaixo).

china-2

Entretanto, provavelmente para choque dos neoliberais brasileiros que leem o Financial Times, as corporações multinacionais que atuam na China continuam lucrando bastante já que os aumentos salariais foram acompanhados em aumentos de produtividade por parte dos trabalhadores, no que pode ser rotulado de um jogo de “win-win“, ou seja, um jogo onde todos ganham.

Agora, vamos ver como reagem os sindicatos que paulatinamente vem aceitando acordos que precarizam as condições de trabalho e os salários dos trabalhadores brasileiros. Uma coisa é certa: não vão poder mais olhar para a China como um exemplo de país onde os trabalhadores são tratados como escravos. É que está cada vez mais claro que os escravos mesmos somos nós.

 

6 pensamentos sobre “Quando os escravos somos nós. Salários de trabalhadores chineses já ultrapassam os dos brasileiros

  1. Marco Antônio disse:

    Professor Marcos tenho uma pergunta: Este aumento nos salários dos trabalhadores chineses tem alguma coisa a ver com os pesados investimentos em educação feitos pelo governo chinês?

    • Marco Antônio, suponho que sim. Há que se lembrar que uma das decisões estratégicas do governo chinês foi de aumentar os recursos investidos no desenvolvimento científico e tecnológico como forma de livrar a China da dependência da exporta~çao de manufaturados. Enquanto isso aqui no Brasil tivemos a extinção do Ministério da Ciência e Tecnologia e aprovação do congelamento de investimentos públicos por 20 anos. Adivinha qual país vai avançar e qual vai recuar?

      • Marco Antônio disse:

        Outro choque para os neoliberais brasileiros que leem o blog…

      • Acho que os neoliberais brasileiros não possuem a capacidade de se chocarem. O mais provável é que apenas arrumem alguma explicação precária para mais essa incongruência entre suas receitas e o que ocorre de fato no mundo.

  2. Marco Antônio disse:

    Professor só por curiosidade um artigo do Estadão de 2014: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,salario-chines-pode-ultrapassar-brasileiro-ate-2016,1602370, GENEBRA – Os salários no Brasil perdem força, não conseguem acompanhar o ritmo do aumento médio da renda no mundo e, em breve, um salário na China já será superior ao do brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s