Conflito da mineração em Belisário: Secretário de Direitos Humanos de MG se reúne com lideranças comunitárias após ameaça de morte ao Frei Gilberto

mam

Como anunciado aqui, a partir da repercussão de uma matéria  publicada no blog do jornalista Marcelo Auler (Aqui!),  o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania – SEDPAC, do governo de Minas, o ex-deputado federal e ex-ministro chefe da Secretaria de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda, esteve hoje no distrito de Belisário (que é parte do município de Muriaé) para uma animada reunião.  O interessante é que, segundo informes obtidos por mim nas redes sociais, esta reunião contou com a presença de  mais de uma centena de lideranças comunitárias e de movimentos sociais que aproveitaram a ocasião para discutir a problemática situação da mineração de bauxita na região de entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB).

Um aspecto importante desta reunião foi o apoio  que todos os presentes expressaram ao Frei Gilberto que,como informado por este blog (Aqui!) foi ameaçado de morte por sua luta contra a destruição de territórios que são tradicionalmente ocupados pela agricultura familiar. 

lideranças

Nesse sentido, o secretário Nilmário Miranda informou que o Frei Gilberto será no Programa de Proteção que está sendo viabilizado pelo governo do estado,  e que agora começam os demais passos do programa, inclusive o Frei Gilberto irá a Belo Horizonte (Aqui!). 

nilma3

É interessante notar que esta reunião antecede a posse dos novos membros do Conselho Consultivo do PESB que deverá ocorrer amanhã (15/03) exatamente no distrito de Belisário. Com certeza todos os acontecimentos decorrentes da ameaça de morte ao Frei Gilberto irão tornar essa cerimônia bem mais concorrida. A ver!

Um pensamento sobre “Conflito da mineração em Belisário: Secretário de Direitos Humanos de MG se reúne com lideranças comunitárias após ameaça de morte ao Frei Gilberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s