Mais uma profecia: Secretário Pedro Fernandes estará na Uenf para dizer que nada pode fazer para resolver a crise criada pelo (des) governo Pezão

pedro-fernandes

O deputado Pedro Fernandes Neto, hoje secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS), na cerimônia de filiação ao PMDB, quando teve o formulário de filiação homologado por Sérgio Cabral.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) Pedro Fernandes Neto (PMDB), estará visitando o campus Leonel Brizola na manhã desta segunda-feira (10/04).  Mas antes que alguém se anime, posso já profetizar que não se deve esperar nada de prático desta visita, pelo menos no que tange à solução dos problemas reais que colocaram a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) em condição da calamidade institucional.

É que se observarmos o papel prático que Pedro Fernandes vem cumprindo desde que assumiu a SECTIDS  foi de pressionar empresas terceirizadas que ainda sobreviveram ao calote generalizado do (des) governo Pezão a reduzirem o tamanho da fatura cobrada pelos diferentes serviços terceirizados. Agora, pagar os débitos acumulados que é bom, nada!

Esse papel  escolhido por Pedro Fernandes cabe melhor em um gerente de compras, mas dificilmente se coaduna com a envergadura de um dirigente apto a resolver a crise que vivem as universidades estaduais, começando pela falta de verbas de custeio desde outubro de 2015 e chegando no atraso de salários e bolsas acadêmicas.

Mas vamos lá, o que pode se esperar de qualquer representante do (des) governo Pezão que não a incapacidade ou a ineptude para resolver os problemas que foram criados a partir de 2007 quando o hoje presidiário Sérgio Cabral implantou seu peculiar método de (des) governo no Palácio Guanabara?

Entretanto, ao visitar o campus Leonel Brizola após uma faxina feita por voluntários convocados pela reitoria da Uenf, o secretário Pedro Fernandes poderá ainda sair de Campos dos Goytacazes com o sentimento de que as coisas não estão tão ruins assim (Aqui!). Aí é que entra aquela máxima “por fora, bela viola. Por dentro pão bolorento”.   É diante desse tipo de possibilidade que vejo o equívoco de se pretender viver uma normalidade quando a casa toda periga cair na cabeça das pessoas. Ou de pelos menos criar uma ilusão de normalidade ao realizar faxinas que só são necessárias porque o (des) governo Pezão resolveu deixar a Uenf à mercê da própria sorte.

somos

Agora, uma coisa é certa: o secretário Pedro Fernandes deverá vir preparado para momentos intensos no campus da Uenf, ou pelo menos deveria. É que a impaciência com a situação desastrosa em que a Uenf se encontra está alcançando níveis altíssimos. E não será com promessas de que irá baixar os custos de serviços que já não são sequer prestados pelo calote dado pelo (des) governo Pezão que os ânimos vão ser esfriados. Basta ver a convocação que o Diretório Central dos Estudantes da Uenf (DCE/Uenf) está fazendo nas redes sociais para convocar os estudantes para a reunião do Conselho Universitário que deverá ocorrer no Centro de Convenções com a presença de Pedro Fernandes.

dce

2 pensamentos sobre “Mais uma profecia: Secretário Pedro Fernandes estará na Uenf para dizer que nada pode fazer para resolver a crise criada pelo (des) governo Pezão

  1. Eduardo disse:

    Muito engraçado, essa reitoria beira a piada. Ao invés de deixar a mostra a realidade da universidade faz uma operação tapa buraco para fazer bonito o secretário, ridículo. É uma uma reitoria desses que vamos para o fundo do poço, agradeço aos grandes amigos que votaram e apoiaram esse caos!! Um dia esses apoiadores serão cobrados a verdade com Darcy RIbeiro que tantas falam…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s