
Os mais de 208 mil servidores que estavam sem salários foram surpreendidos no dia de ontem (11/05) com a notícia de que seus salários serão pagos no dia de hoje, o que é confirmado na edição de hoje do jornal O DIA (Aqui!).
Essa decisão vem depois de semanas de desinformação sobre quando seria possível para o estado pagar estes salários. A surpresa é ainda maior quando se verifica que também hoje deverá ser pago o salário de Abril dos servidores da educação e da segurança.
Como não anda crescendo dinheiro em árvore, a única interpretação possível é que o (des) governo do Rio de Janeiro já possuía estes recursos em caixa e estava, propositalmente, mantendo mais de 208 mil servidores na condição de reféns financeiros para agilizar suas tratativas no congresso nacional para aumentar ainda mais o já galopante processo de endividamento público.
Esse desdobramento “surpreendente” também serve para confirmar a análise da Associação de Analistas da Fazenda Estadual (Anaferj) de que a causa dos crônicos atrasos de salários não é exatamente falta de receita, mas sim de uma posição política que quer usar parte do funcionalismo estadual como bucha de canhão nas tratativas com o governo “de facto” de Michel Temer (Aqui!).
A constatação de que o (des) governo brinca com a desgraça de milhares de servidores impõe aos sindicatos que representam as diferentes categorias do serviço público estadual a adoção de uma postura mais assertiva no trato com o (des) governador Pezão e sua base partidária na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Não é possível que se continue a mendigar direitos com um (des) governo que já perdeu completamente qualquer resquício de credibilidade para tirar o estado do atoleiro em que o PMDB e seus aliados colocaram o Rio de Janeiro. Qualquer coisa diferente de chamar os servidores para derrotarem essa política odiosa que os humilha diariamente será colaborar com um (des) governo falido. Simples assim!
Espero que pague logo o de abril. Chega de passarmos por tanta humilhação.
CurtirCurtir
Hj dia 14 sábado ,os pensionistas da segurança ainda não receberam.Será que esqueceram?
CurtirCurtir
Esquecer. não esqueceram. O problema é o caos que está criando no pagamento dos servidores. E foi o próprio (des) governo Pezão quem fomentou o caos.
CurtirCurtir