Os aposentados da educação, esses completos esquecidos

foto2_6496

Hoje o (des) governo Pezão anuncia o pagamento dos salários de junho para os servidores da segurança pública e da educação. Muito bem que bem, pois assim pelo menos parte do funcionalismo estadual não fica na agrura de viver sem os salários devidos por seu trabalho.  Mas os anúncios do (des) governo Pezão sobre o pagamento do dia de hoje omitem uma informação importante. O fato é que foi criada uma diferença significativa entre os servidores da segurança e da educação na medida em que apenas os aposentados da primeira categoria estão também recebendo suas vencimentos no dia de hoje.  Já os da educação continuarão sua rotina de agonia e preocupação.

É que pela fórmula alegadamente utilizada pelo (des) governo Pezão para pagar os servidores da educação via recursos recebidos via o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), apenas o pessoal da ativa recebe seus salários em dia.

Tanto isto é verdade que ontem durante a manifestação realizada pelos servidores da Universidade Estadual da Norte Fluminense (Uenf) e da Faetec em Campos dos Goytacazes, conversei com vários professores aposentados que estavam indignados com o tratamento diferenciado que estão recebendo pelo (des) governo Pezão.  Mas daí me surgiu uma indagação: por que não ouvimos essa informação de forma categórica do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) ou, tampouco, uma campanha pública para denunciar a situação dos seus aposentados?

Ainda nessa questão do uso do FUNDEB para pagar os salários dos servidores da educação a questão que me vem à cabeça é a seguinte: o valor recebido do governo federal representa quanto do montante total dos gastos com esta categoria? Pelas informações que eu recebi, o montante complementado pelos recursos estaduais não é insignificante.  Se isso for verdade, por que nada transparece por parte do Sepe? Por que não ouvimos uma forte campanha de denúncia sobre a condição em que se encontram os aposentados da educação? Esse silêncio é constrangedor!

De toda forma, é preciso que se informe à população sobre a falácia de que todo os servidores da educação estão com seus salários em dia (ou melhor, menos atrasados)! Há que se denunciar a situação ultrajante em que se está deixando os aposentados do serviço público estadual onde os da educação estão inclusos.

6 pensamentos sobre “Os aposentados da educação, esses completos esquecidos

  1. Marlon disse:

    Precisamos falar sobre o SEPE

    Ouvi a entrevista do Secretário de Fazenda e Planejamento, e a sinceridade dele quanto a ter definido quais categorias seriam pagas por questões estratégicas confirmou aquilo que está exposto desde o início dessa farsa de pagamento a parcelas do Poder Executivo: a questão é política!

    Por que se paga aos servidores ativos, pensionistas e aposentados da Segurança? Medo evidente de que o caos social se instaure mediante a ausência dos agentes na proteção das frações da classe dominante residente no RJ.

    Por que se paga aos ativos, pensionistas e aposentados da Fazenda e do Planejamento? Medo de que a arrecadação seja prejudicada por possíveis retaliações (havendo medo, inclusive, da solidariedade dos servidores ativos com os demais).

    Por que se paga apenas aos servidores ativos da SEEDUC? Trata-se do maior contingente de servidores do Executivo, e que nos 7 últimos anos fizeram 4 greves, todas repercurtindo de forma contundente, mesmo na mais esvariadas, em 2014.

    Em todas essas greves, e no intervalo entre elas, a categoria demonstrou disposição para avançar na luta, sendo o SEPE um freio à essa disposição em quase todas as oportunidades. Mesmo se considerarmos que não é a maioria dos servidores da SEEDUC que se engaja nessas lutas, basta considerarmos que somos 80 mil, e uma adesão de apenas 10%, com 4% participando de manifestações de rua, incomoda demais.

    Não há, no entanto, um trabalho que fortaleça a solidariedade entre os servidores da ativa e dos demais, pois isto depende sobremaneira da atividade sindical, e o SEPE não é cumpridor de suas funções.

    O medo do Governo, portanto, está em manter essa categoria anestesiada, e, assim, imobilizar a vanguarda (não a do sindicato, a que está nas salas de aula e tem uma relevante experiência acumulada nas greves dos últimos anos, inclusive a experiência de derrotar a burocracia sindical inúmeras vezes).

  2. sandra disse:

    todos aposentados estão sendo discriminados, o da saude, e da segurança,educação… só não sei os aposentados do MP, TCE, e demais áreas judicárias…

    • Sandra, a questão dos aposentados da educação é que a fábula do FUNDEB criou a impressão de que eles estavam sendo pagos. Esse é o ponto da minha postagem. E mais importante ainda, a inação do SEPE frente a esta discriminação. Quanto ao pessoal do judiciário e do legislativo, estes parecem estar completamente imunes ao caos, inclusive os aposentados.

    • Elaine disse:

      Negativo Sandra. Aposentados e Pensionistas da Segurança recebem tudo em dia !! Se não for assim , eles invadem a ALERJ armados conforme já aconteceu. E estão corretíssimos. Isso é ponto de honra pra eles, em função de muitos morrerem em trabalho deixando viúvas e filhos menores. E de haver muitos aposentados por invalidez devido a acidentes em serviço. São extremamente unidos!! Coisa que infelizmente falta aos professores da ativa, que aceitam receber sozinhos , assistindo os seus aposentados e pensionistas morrerem à míngua. Absurdo total esse genocídio que está acontecendo com idosos no RJ ! É um verdadeiro HOLOCAUSTO de idosos com o aval do Judiciário (STJ-RJ e STF) . Este sim é um assunto que já devia ter sido encaminhado aos organismos internacionais. Idosos doentes e afastados do mercado de trabalho – ex-servidores da educação que deram o seu sangue durante 35-40 anos ao estado- não têm como arrumar outro emprego. Esses idosos já começam a vender mariola no semáforo !!!! E muito em breve teremos velhinhos de rua, juntamente com os meninos de rua debaixo dos viadutos. Genocídio dos mais crápulas que um governo poderia cometer !! Isso não merece mais ser chamado de país.

  3. Elaine disse:

    Parabéns. Até que enfim alguém começou a tirar essa máscara do crápula Pezão. Pezão não paga Educação em dia coisa nenhuma porque Não paga aposentados e pensionistas da Educação desde abril (quitado ontem!!!). Também porque tem o objetivo de extinguir as 3 universidades do estado (UERJ, UEZO, UENF), a única escola técnica (FAETEC) , o único órgão de educação à distância (CECIERJ) … e TODOS os idosos aposentados e pensionistas destes órgãos também!! Logo , vamos tirar essa máscara !!! É um absurdo total esse GENOCÍDIO que está acontecendo com idosos no RJ ! É um verdadeiro HOLOCAUSTO de idosos com o aval do Judiciário (STJ-RJ e STF) . Este sim é um assunto que já devia ter sido encaminhado aos organismos internacionais. Idosos doentes e afastados do mercado de trabalho – ex-servidores que deram o seu sangue durante 35-40 anos ao estado- não têm como arrumar outro emprego. Esses idosos já começam a vender mariola no semáforo !!!! E muito em breve teremos uma profusão de velhinhos de rua, juntamente com os meninos de rua debaixo dos viadutos. O povo do RJ não pode assistir a isso sem se manifestar!! Daí a enganação midiática sendo feita com a informação deturpada. A verdade é que há aposentados e pensionistas idosos se suicidando, morrendo de avc, infarto, sem remédios e sem fraldas geriátricas simplesmente porque a administração Pezão resolveu julgar sozinha e arbitrar que essas pessoas não são prioridade na hora de receber seus alimentos e devem ficar no final da fila ! E o STJ-RJ , ignorando o seu papel de preservador da Lei e da Justiça, rasgando o estatuto do idoso e a constituição, arresta a grana todo mês só pra si mesmos. Genocídio de idosos – trata-se de um genocídio dos mais crápulas que um governo poderia cometer !! De fazer inveja a Hitler. Um país que trata os seus idosos assim não merece ser chamado de país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s