Em meio à crise aguda, Faetec suspende início das aula

Tão ou mais atingidas do que as universidades estaduais, as escolas ligadas à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tiveram um primeiro semestre extremamente totalmente difícil.

Agora, com a ausência de servidores terceirizados, inexistência de verbas de custeio e servidores com salários atrasados desde Maio, a direção superior da Faetec decidiu suspender o reinício das aulas que estava programado para ocorrer na próxima segunda-feira (31/07) [ver ofício abaixo assinado pelo Sr. Alfredo Boente, diretor de Educação Superior da Faetec].

faetec adiada

A suspensão é inicialmente de uma semana, provavelmente para que se procurem soluções paliativas que permitam a direção superior da Faetec pressionar os diretores das diferentes unidades a retomarem o calendário letivo no dia 01 de Agosto.

Por outro lado, a suspensão do reinício das aulas nas unidades da Faetec deverá ser seguido também pelas três universidades estaduais (Uenf, Uerj e Uezo) onde a situação é igualmente catastrófica em todos os sentidos.

Agora, a pergunta que não quer calar: tendo o governo federal suspendido os bloqueios das contas estaduais e o Rio de Janeiro já não precisando mais pagar suas dívidas com a União, qual será a razão que está impedindo que o (des) governo Pezão normalize salários e repasses de custeios das universidades e escolas técnicas? A resposta para esta charada deve estar na lista de pagamentos feitos para Organizações Sociais (OSs) e demais empresas prestadoras de serviços terceirizados do estado do Rio de Janeiro.

É que não se ouve dos donos destas empresas o mesmo tipo de alarme que está partindo da Faetec neste momento. Como essa gente não costuma aceitar ficar sem receber calada, é bem possível que as escolas técnicas e universidades continuem fora da lista de prioridades do (des) governo Pezão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s