Com Anthony Garotinho não basta prender, há que se esmagar a imagem e calar a sua voz

Resultado de imagem para anthony garotinho prisão

Há quem estranhe o meu estranhamento com as condições em que está se dando a prisão domiciliar do ex-governador Anthony Garotinho. Quem estranha isso é porque não me conhece bem. É que nunca fui de me juntar às turbas que aproveitam de determinados momentos para tentarem linchar quem está caído no chão.  E por achar que é isto que vem acontecendo, não posso me furtar a expressar minha oposição não apenas à prisão domiciliar, mas como também à tentativa de esmagar a imagem pública de Anthony Garotinho. E, pior, de calá-lo.

A questão aqui é preciso que se diga não se refere a apoiar a forma de praticar política que o ex-governador Anthony Garotinho optou por exercer ao longo de sua trajetória.  Mas como não se trata de aderir ou concordar, não vejo qualquer problema em apontar para as três facetas que apontei acima.  E o que preocupa mais é o fato de que se é possível fazer o que está sendo feito contra Anthony Garotinho, não posso deixar de apontar para os efeitos ainda mais deletérios que podem recair contra milhões de brasileiros que não possuem nem a capacidade de articulação política ou os recursos que o ex-governador possui para se defender.  Em outras palavras é pelo menos afortunados que me vejo obrigado recusar a apoiar decisões judiciais peculiares ou me juntar à turba de linchadores travestidos de portadores de opiniões, fatos ou versões dos mesmos.

Por outro lado, me pergunto quais são os objetivos de se tirar Anthony Garotinho de circulação deste momento, impedindo-o de continuar exercendo suas funções profissionais como radialista. Aliás, nem deveria me perguntar. É que no meio do silêncio sepulcral que cerca a atual situação política e econômica do Rio de Janeiro, Garotinho vinha sendo uma voz expressiva na denúncia dos golpes cometidos contra o erário público por membros dos três poderes fosse no âmbito estadual ou nacional, especialmente nos muitos crimes cometidos pelo grupo do ex- (des) governador Sérgio Cabral  Assim, ao impedi-lo de trabalhar e oferecer sua visão acerca da conjuntura em que estamos metidos existe um claro favorecimento dos que têm interesse em que determinados fatos não sejam revelados a uma faixa da população que normalmente não é informada.

Também acho interessante apontar para o inevitável fato de que Anthony Garotinho, em que pesem os anúncios precoces de sua morte política, é a personalidade política mais importante que o município de Campos dos Goytacazes possui. Todos os outros políticos perto dele são expressões menores, a maioria sem qualquer capacidade de fazer frente a ele e sua conhecida capacidade de ação política.  E neste contexto é normal que os eventuais substitutos tentem se aproveitar da fragilidade causada pela decretação da prisão para dar o chamado golpe final.  Já cuidar da cidade que é bom, muito pouco ou quase nada se vê sendo feito.  E pelas ruas se seguem os assaltos, as centenas de pessoas tentando se virar nos sinais, a piora da condição do trânsito, e, sim, o aprofundamento da condição caótica em que estão as unidades municipais de saúde e de educação.

Curiosamente, a combinação dessa situação de inexistência de substitutos à altura e a demonstração objetiva de que a gestão do prefeito Rafael Diniz beira o caos são uma demonstração inequívoca de que Anthony Garotinho não será tão facilmente apagado da cena política municipal. E continuará pairando sobre o mundo político campista como um espectro amedrontador por ser inderrotável. Para desespero de seus inimigos e viúvas políticas.

4 pensamentos sobre “Com Anthony Garotinho não basta prender, há que se esmagar a imagem e calar a sua voz

  1. José Armando Ribeiro Barreto disse:

    Professor Doutor Pedrowdki, sou um observador de suas postagens.
    Compreendo vossa angústia e entendo a solidariedade a um criminoso condenado.” É um destes filho de Deus, perseguido pelos poderosos”. Penso que o erro está na decisão do Juíz Ralph Manhães, ele deveria ter caminhado na direção de uma exclusão deste elemento do compartilhamento da proximidade conosco, cidadãos e trabalhadores. Talvez Bangú, em companhia de seu ex sócio Sérgio Cabral ou Papuda do beneplácito Gedel, fosse a direção ideal. Uma questão: Lá ele teria as possibilidades da comunicabilidade que lhe foi expurgada, nesta prisão domiciliar?
    Me impressionei sinceramente com esta sua nova visão da realidade jurídica criminal. Quanto aos caos instalando se: “o terreno em que caminhamos está instável, alguns trechos intransitável; por tudo que foi retirado do pavimento nestes últimos vinte e tantos anos. Somos partes deste processo, uns por omissão, outros por participação na pilhagem e outros por serem combatentes neste combate…

    • José Armando, a minha angústia e solidariedade é bem direcionada. É que tendo feito oposição aos governos de Garotinho e Rosinha no governo do estado, penso que um mínimo de rigor analítico deve ser aplicado também a quem eu me oponho. E esse caso todo está longe de ser límpido e claro como você faz querer parecer. Em relação ao futuro do ex-governador Anthony Garotinho, a minha avaliação é que não vai ser por causa dessa condenação que ele vai parar em Bangu. Vamos ver o que acontece até a instância final. Agora, o seu comentário apenas reforça o que eu disse na postagem sobre a preponderância que Garotinho tem sobre os que se opõem a ele de uma forma que eu chamo de viuvesca. É que nos últimos 20 anos tivemos vários momentos em que os aliados momentâneos se transformaram em oponentes apenas para praticar formas ainda mais corruptas de governar do aquelas que são atribuídas a Garotinho. E mais ainda, o atual prefeito que se elegeu para ser uma espécie de ponto de ruptura na trajetória de controle do grupo político de Anthony Garotinho está conseguindo realizar uma governo tão caótico que não surpreenderei nenhum um pouco se não conseguir completar o mandato, gerando ainda mais desesperança no sofrido povo de Campos dos Goytacazes.

  2. MARILÉIA ALVES DA COSTA disse:

    《OBVIAMENTE, PRECISO DE TEMPO PARA ANALISAR!!! MAS, ESTOU EM UMA FORTE GUERRA ESPIRITUAL!!! A LIBERFADE PARA “ANTHONY GAROTINHO, TEM QUE SER CONCEDIDA; ESSA ATITUDE É ARBITRÁRIA!!! A INVERSÃO DE VALORES, ESTÁ SUBMERGINDO NOSSO CARÁTER!!! DO QUE VAI VIVER NOSSO POVO, CONTINUANDO ESSES DESVIOS DE FORTUNAS? ELE É UMA VOZ, FALANDO POR NOSSOS PROFESSORES, POLICIAIS, MÉDICOS, FUNCIONÁRIOS CONCURSADOS, COM SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS, GARANTIDOS CONSTITUCIONALMENTE

  3. Ana Lúcia LOUBACK disse:

    Nenhum Governador deixou uma marca de um trabalho honesto como o ex-Governador. E, não somente voltado para o povo miserável, mas para todos os municípios e incentivando o desenvolvimento, trazendo empresas, indústrias e trabalhando em diversas áreas, inclusive na segurança, como nenhum outro. Isso sem deixar os cofres vazios e funcionários falidos. E também sem roubar o dinheiro do povo. Apesar de ser implacavelmente perseguido por tantos cretinos e mídias vendidas, jamais foi condenado, apenas criaram suspeitas sem provas. Não possui enriquecimento ilícito e nem mansões, dinheiro em paraíso fiscal como todos esses corruptos que o odeiam gratuitamente. Ou melhor, porque não quis fazer certos “acordos” com essa máfia.
    Quem conhece sua história não pode ser omisso e ignorar tanta injustiça.

    Chega a dar nojo, além de causar indignação, certos comentários e difamação produzida por esses mentirosos e caluniadores de plantão.

    O Garotinho está sofrendo e podemos imaginar o quanto, pois, como já foi dito, muitos com provas estão livres e exercendo sua função no governo. E ele está amordaçado e impedido de trabalhar.

    Deus é Justo! E ninguém pode zombar do Senhor, sem sofrer as consequências. A injustiça é abominável diante de Deus. E o Garotinho será exaltado. Graças a Deus, também não faço parte dessa turba sedenta de sangue.

    Parabéns por sua lucidez e capacidade de estabelecer um limite coerente para a oposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s