Campus da Uenf é alvo de furtos em série e prejuízos para a pesquisa já são incalculáveis

roubo uenf

Furto deixa prejuízo de pelo menos R$40 mil na Uenf . Foto de Paulo Pinheiro

O Campus Leonel Brizola da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) teve unidades furtadas na madrugada desta 5a. feira (05/10) que perdas financeiras que podem ultrapassar R$ 40 mil.  Mas as perdas financeiras não são a pior consequência dos furtos ocorridos, visto que a perda de apenas um instrumento de pesquisa (uma lupa) deverá impedir a continuidade de projetos de pesquisa, gerando perdas incalculáveis para a ciência fluminense.

Os furtos ocorridos na madrugada se somam a vários outros que já foram realizados em diferentes unidades da Uenf após a suspensão dos serviços de proteção patrimonial em função da falta de pagamentos das empresas terceirizadas por parte do (des) governo Pezão.  Ainda que pouco se fale, os dois campi  e as unidades isoladas de pesquisa da Uenf estão sem qualquer tipo de serviço de segurança desde Outubro de 2016 quando a empresa K-9 descontinuou as suas atividades por causa da falta de pagamentos.

Essa situação que ameaça a continuidade de projetos de pesquisa e a segurança da comunidade universitária da Uenf é um dos motivos pelos quais os professores têm se mantido em greve.  É que sem que haja um mínimo de segurança, as perdas materiais que estão sendo causadas pelos furtos poderá ainda resultar na perda de vidas humanas.

A verdade é que todos os problemas que estão ameaçando a sobrevivência da Uenf decorrem de uma opção política do (des) governo Pezão de inviabilizar o funcionamento das instituições estaduais de ensino superior, abrindo caminho para a sua privatização parcial ou total.  Para combater de forma eficaz esse projeto que vai de encontro aos interesses da população fluminense, especialmente dos jovens que veem nas universidades estaduais espaços que possibilitam a eles uma formação profissional qualificada, é necessário que haja a devida reação política contra o (des) governo Pezão. 

Felizmente, eu sempre gosto de frisar que sempre existem os “felizmente” em toda situação dramática, vejo sinais de que todo o descalabro causado contra as universidades públicas está gerando um movimento para se contrapor ao projeto de desmanche de instituições estratégicas para que possamos sair do lodaçal em que fomos enfiados por mais uma década de governos do PMDB.

Enquanto isso há que se cobrar soluções imediatas para o abandono ao qual a Uenf está sendo submetido pelo (des) governo Pezão.

Um pensamento sobre “Campus da Uenf é alvo de furtos em série e prejuízos para a pesquisa já são incalculáveis

  1. Marco Antônio disse:

    Professor Marcos lamentável o ocorrido, lamentável Pezão continuar a frente do governo fluminense, lamentável aluno achar que professor tem que trabalhar sem salário, lamentável esta ALERJ, lamentável o MPRJ que continua a não fazer nada… assim como será lamentável o resultado das próximas eleições quando esta camarilha sera toda reeleita… e o senhor ainda achando que o povo se erguerá em rebelião… lamentável…
    p.s. se o Professor Nildo Ouriques se candidatar a presidente vou votar nele… mesmo sabendo que dará Lula ou Bolsonaro… lamentável…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s