Um réquiem para Juares Ogliari

Começo o ano lamentando a perda do meu ex-aluno Juares Ogliari que foi brutalmente assassinado em sua casa na cidade de Pinhalzinho (SC) [1].  Eu tive a oportunidade de tê-lo como estudante na disciplina de Metodologia da Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde ele como agrônomo de formação sofria para acompanhar o ritmo de uma turma multidisciplinar com formação majoritariamente da áreas de Ciências Humanas.

juarez

As evidentes dificuldades colocadas por essa saída de sua área de conforto para aumentar seus conhecimentos em conduzir pesquisa cientifica foram resolvidas pelo Juares com muito esforço e elegância. Com seu sotaque carregado do oeste catarinense ele sempre aparecia para compartilhar um gesto de reverência que eu nem me sempre sentia merecedor, e jamais para reclamar do excesso de matéria ou das múltiplas formas de avaliação que eu impunha.

Depois de concluir o seu doutorado em Produção Vegetal na própria Uenf, tive a oportunidade de encontrá-lo umas poucas vezes, sempre recebendo dele a mesma reverência e fineza de trato. 

A morte do Juares Ogliari certamente será uma enorme perda familiar dadas as circunstâncias em que ocorreu. Mas essa perda certamente se estenderá a seus colegas de trabalho do Instituto Federal Catarinense e do Instituto Federal Fluminense, seus estudantes e todos aqueles com quem ele generosamente compartilhava o conhecimento que acumulou graças a um esforço pessoal colossal.

Que ele seja lembrado como o ser humano generoso e solidário que sempre foi.

Rest in Peace, Juares Ogliari.


[1] https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/universitario-confessa-matar-tio-e-ferir-avo-de-86-anos-em-festa-de-familia-no-oeste-diz-policia.ghtml

Um pensamento sobre “Um réquiem para Juares Ogliari

  1. Afilhado do Juares disse:

    Pessoa sensacional! Vamos buscar justiça de qualquer jeito. Anote aí sobrinho covarde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s