Norsk Hydro: Professor da UEPA aponta que Belém está sob risco de contaminação dos despejos feitos em Barcarena

Resultado de imagem para norsk hydro pedlowski

Abaixo uma material postada pelo Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM) a partir de uma entrevista dada pelo geógrafo Fabiano Bringel, professor doutor da Universidade Estadual do Pará (UEPA), que explica os riscos potenciais dos despejos ilegais feitos pela Norsk Hydro em Barcarena, inclusive sobre a cidade de Belém.

É importante que se continue prestando atenção nos desdobramentos do incidente ambiental causado pela Norsk Hydro, especialmente numa conjuntura tão marcada por conflitos políticos que tendem a colocar este tipo de problema em segundo plano.

Neste contexto é fundamental o papel que está sendo ocupado pelo Movimento de Atingidos pela Mineração (MAM) para pressionar para que os responsáveis pelos incidentes socioambientais causados em Barcarena sejam devidamente responsabilizados.

É possível a contaminação do território de Belém pelo transbordamento da bacia de rejeitos da Hydro em Barcarena?

[VÍDEO] É possível a contaminação do território de Belém pelo transbordamento da bacia de rejeitos da Hydro em Barcarena?

Para responder essa pergunta é preciso pensar a posição geográfica de Barcarena. O município fica na desembocadura de um grande estuário, praticamente em forma de golfão amazônico. Neste lugar a uma formação de duas baias a partir da foz de pelo 04 grandes rios. O Pará, Tocantins, Acará e o Capim. As baias do Marajó e do Guajará fazem parte de um grande estuário – um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes na característica da água, variando de doce próximo da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

FONTE: http://mamnacional.org.br/2018/04/09/e-possivel-a-contaminacao-do-territorio-de-belem-pelo-transbordamento-da-bacia-de-rejeitos-da-hydro-em-barcarena/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s