Estudo da NASA aponta para mudanças drásticas na disponibilidade de água na Terra

O mar de Aral em 2015.  Este corpo aquático diminuiu drasticamente em tamanho nos últimos anos por causa da retirada de água dos rios que o alimentam. (NASA Earth Observatory)

Em um artigo publicado pela revista Nature na 4a. feira passada (16/05) sob o título de “Emerging trends in global freshwater availability“, um grupo de pesquisadores da agência espacial estadunidense (a National Aeronautics and Space Administration-NASA), da University of Maryland e da National Taiwan University apresenta os resultados de uma missão que durou 14 anos, a qual confirmou que uma redistribuição maciça de água doce está ocorrendo em toda a Terra, com cinturões de latitudes médias ficam mais secas, enquanto que os trópicos e latitudes mais altas estariam ganhando mais suprimentos de água (ver figura retirada do artigo abaixo).

mapa nada

Os resultados do estudo mostram que as mudanças detectadas são, provavelmente, causadas por uma combinação de efeitos que incluem as mudanças climáticas, vastas retiradas humanas de água subterrânea e simples mudanças naturais. Entretanto, os autores do trabalho alertam que tais mudanças poderão ter profundas conseqüências se continuarem.  Um aspecto bastante problemática é que algumas regiões altamente populosas poderiam encontrar grandes dificuldades para ter acesso a quantidades suficientes de água no futuro.

Os resultados emergem da missão Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE) de 2002-2016,  complementada com fontes de dados adicionais. A missão do GRACE, que terminou recentemente, mas será substituída em breve por um empreendimento “Follow-On”, consistiu de satélites gêmeos em órbita que detectaram o peso da gravidade da Terra abaixo deles – e monitorou as mudanças em massa com base em pequenas diferenças nas medições. dois satélites.

De toda forma, ainda que possam ser revisados, os resultados deste estudo são muito preocupantes, especialmente quando se considera que as práticas que causam o alto consumo de água, como é o caso da agricultura corporativa e das grandes monoculturas, estão em processo de clara expansão, especialmente em áreas sob risco de grave escassez, como é o caso do semi-árido brasileiro.

Quem desejar baixar este artigo de acesso livre, basta clicar [Aqui!].

Um pensamento sobre “Estudo da NASA aponta para mudanças drásticas na disponibilidade de água na Terra

  1. […] Estudo da NASA aponta para mudanças drásticas na disponibilidade de água na Terra Marcos Pedlowski […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s