Uso de inglês macarrônico em Davos é mais um arranhão na imagem do Brasil

macarronico

O técnico de futebol Joel Santana, até recentemente o maior expoente brasileiro no uso do inglês macarrônico.  Aparentemente Santana encontrou sua “nêmesis”.

O fato da imagem do Brasil e do seu novo presidente não andarem muito bem das pernas não chega a ser uma novidade. Por isso, certos primarismos deveriam ser evitados para não piorar o que já anda ruim.

Por isso mesmo, investir numa boa transposição do português para outras línguas (especialmente o inglês) do que está sendo dito por Jair Bolsonaro durante a sua estada no Fórum Econômico Mundial de Davos deveria ser uma prioridade do Ministério de Relações Exteriores e de sua assessoria de imprensa. 

Mas, aparentemente, uma área que sempre primou pela excelência agora caiu em mãos amadoras. Pelo menos é que o se depreende das imagens que estão sendo circuladas supostamente para expressar o que seria a linha de pensamento oficial do novo governo brasileiro usando um inglês que pode ser considerado um belo exemplo de “inglês macarrônico” (que é aquela forma de transposição que neófitos na língua inglesa costumam fazer quando começam seus estudos) (ver imagens abaixo).

O uso de um inglês de baixíssimo nível para apresentar o novo governo ao mundo só vai piorar o ambiente para Jair Bolsonaro e sua trupe em Davos. 

Fico imaginando quem fez a tradução e quem autorizou sua circulação. Mas uma coisa é certa: ou se coloca esse setor nos profissionais de alta qualidade que existem no Itamaraty ou o vexame de ter um ministro que acredita que as mudanças climáticas são um complô marxista para alavancar a China será apenas o começo de nossos problemas.

É que, convenhamos, quem assinaria acordos e contratos em inglês macarrônico? Provavelmente aqueles interessados em passar a perna em quem não domina o idioma de Shakespeare como deveria.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s