Financial Times produz matéria exemplar sobre o Tsulama da Vale em Brumadinho

brumadinho

Vale, dona da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, “não vê responsabilidade” sobre o rompimento da barragem (Washington Alves/Reuters)

Dando continuidade ao que eu considero mais um baile de jornalismo na cobertura da maioria dos veículos de mídia brasileiros, o jornal britânico Financial Times publicou um artigo assinado pelo jornalista Andres Schipani que considero correto, ponderado, mais incisivamente direto ao ponto (ver imagens abaixo).

ft 1ft 2

E qual é o direto ao ponto de que falo? Trata-se do espaço dado à fala do dirigente do Greenpeace Brasil, Nilo D´Ávila, que afirmou que “casos como este (o de Brumadinho) são crimes ambientais que devem ser investigados, punidos e reparados.

Essa fala deveria ser trivial e o lugar comum da cobertura da mídia brasileira, mas lamentavelmente não é.  Essa falta de matérias jornalísticas que ecoem o mínimo de bom senso frente a uma situação de clara irresponsabilidade dos operadores de uma das maiores mineradoras do mundo frente não apenas ao meio ambiente, a população da região de Brumadinho e, principalmente e acima de tudo, seus próprios empregados.

Note-se que o Financial Times é um veículo de mídia que mormente expressa preocupações antenadas com os interesses das grandes corporações financeiras.  Isto na prática significa que o chamado “mercado” expressa por meio da Financial Times uma preocupação de qualidade jornalística que os proprietários da mídia brasileira optam por ignorar. 

E, isso entre tantas outras coisas, explica muito bem o estado de coisas que está estabelecido no Brasil neste momento. É que se nem o que está ocorrendo em Brumadinho serve para acionar algum tipo de limite para com a barbárie, fica dificíl saber o que irá.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s