Extrema-direita austríaca pega com a boca na botija da corrupção que dizia combater

heinz-christian

No centro da foto, o líder do partido de extrema-direita “Partido da Liberdade”, Heinz-Christian Strache renuncia ao cargo de vice-premiê da Áustria após ser pego em caso de corrupção.

O combate à corrupção é um daqueles argumentos que embalam o discurso de todo político de extrema-direita que se preze. Isso é verdade no Brasil ou na Áustria, país que hoje é governado por uma coalizão ultra-conservadora que combina partidos de direita e de extrema-direita.

E é da Áustria que vem um exemplo primoroso de como a captura do discurso anti-corrupção pela extrema-direita é apenas um biombo que é utilizado para angariar setores que estejam legitimamente insatisfeitos com a situação econômica e, claro, com as evidências de corrupção política.

O caso envolvendo o agora ex-vice-chanceler federal austríaco Heinz-Christian Strache que renunciou ao cargo, como consequência das revelações de prevaricação eleitoral por dois veículos de imprensa alemães, onde atraído para um resort em Ibiza, o líder de extrema-direita tacitamente aceitou ofertas de suborno de uma suposta representante de um oligarca russo interessado em comprar um jornal de ampla circulação na Áustria, o Kronen Zeitung.

corrupção austria

A erupção desse escândalo ocorre às vésperas das eleições para o parlamento europeu e pode causar um deslocamento importante na composição futura da delegação austríaca, fato que confirmado poderá alterar o arranjo de forças em um momento particularmente importante da história do bloco.

O fato é que as revelações das tratativas que envolviam algo em torno de R$ 1,2 bilhão tiram das mãos da extrema-direita o suposto véu de santidade de anticorrupção  que seus partidos dizem carregar.  O que não deixa de ser uma lição importante para eleitores em todo o mundo que, como no Brasil, possam estar se deixando levar na conversa por esse tipo de discurso que não resiste à primeira oferta de vantagens indevidas.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s