Atos pró-Bolsonaro em tempos de coronavírus são produto do desprezo pelo conhecimento científico

Image result for coronavirus

Os atos que estão marcados para o dia de hoje contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional em mais de 229 cidades brasileiras estão sendo motivos de chacota generalizada, visto que muitos que se opõe ao governo Bolsonaro dizem que se as pessoas de extrema-direita optarem por se contaminar pelo coronavírus, isto poderia até ser bom porque haveria uma espécie de auto-eliminação de pessoas indesejáveis.

Esse raciocínio não resiste a um exame mínimo da realidade de como o coronavírus se propaga de forma tão eficiente quanto letal.  Assim, qualquer aglomeração, independente da ideologia que as convoquem, são, neste momento, um atentado à saúde pública de todos os brasileiros.  Que dentre os apoiadores do atual governo exista um grande número de céticos quanto ao valor do conhecimento científico, isto é inegável. Entretanto, tal fato não isenta os que se opõe a Jair Bolsonaro de apontar para o fato de que distanciamento social neste momento é a ferramenta mais eficiente para conter o crescimento exponencial da contaminação pelo coronavírus.

maniestacaoes-15marco-coronavirus-868x644

Mas pior do que opositores que se comportam de forma jocosa de tratar a presença nos atos de hoje é atitude do presidente Jair Bolsonaro que está reforçando, desde sua área de confinamento contra o coronavírus, com o uso do Twitter, o chamado para que seus apoiadores compareçam aos atos e se aglomerem para defender suas políticas ultraneoliberais. Aí já passamos do limite da irresponsabilidade para adentrar no campo da irresponsabilidade com a saúde coletiva dos brasileiros.

E é fundamental lembrar algo básico: o coronavírus ignora diferenças ideológicas e age com forte eficiência em seres humanos, seja qual for a posição que elas ocupam no espectro. Por isso, dependendo do tamanho dos atos desde 15 de março,  poderemos ter um aumento mais rápido da penetração da pandemia no Brasil. Se isso acontecer, o dia de hoje ficará marcado como aquele em que um governo, contaminado por seus crenças anti-científicas, jogou o nosso país nos braços de um vírus letal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s