E agora Bolsonaro? Donald Trump cita Brasil como mau exemplo de gerenciamento da pandemia da COVID-19

Em um daqueles exemplos da máxima “das voltas que o mundo dá”, o presidente dos EUA, Donald Trump citou o Brasil e a Suécia como maus exemplos no gerenciamento da pandemia da COVID-19.   Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Donald Trump  afirmou hoje (05/06)  que “se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível. Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas” 

trump brasil

Essa rejeição do “Brazilian Way” (o famoso “jeitinho brasileiro” de tratar (ou melhor, ignorar) a pandemia da COVID-19 vem em um momento especialmente delicado para Donald Trump que vê o seu isolamento crescer após os EUA acumularam a incrível marca de mais de 110 mil mortos que resulta, para muitos, da sua incapacidade de liderar os esforços da primeira economia do mundo para controlar a pandemia (ver fala de Donald Trump no vídeo abaixo).

Assim, se até Donald Trump está tratando o caso brasileiro como um mau exemplo de descontrole na luta contra o coronavírus, imaginemos o que pensam os seus oponentes democratas. 

Aliás, um pouco do que pensam os democratas já se sabe.  É que no dia  04 de junho, membros do estratégico comitê “House and Means” da Câmara de Deputados dos EUA rejeitaram  a intenção do governo Trump de buscar uma parceria econômica ampliada com o Brasil, sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro.  Estes membros do “House and Means” escreveram uma carta ao Representante Comercial Robert Lighthizer, onde  detalharam o que eles chamaram de “uma plêiade de razões pelas quais é inapropriado o governo doss EUA se engajar em discussões de parceria econômica de qualquer escopo com o governo Bolsonaro no Brasil,  visto que este desmantelou anos de esforços para progredir direitos civis,  humanos, ambientais e trabalhistas”.

Em outras palavras, se o presidente Jair Bolsonaro está achando que a salvação do seu governo virá do “grande irmão do Norte”, melhor pensar de novo.

2 pensamentos sobre “E agora Bolsonaro? Donald Trump cita Brasil como mau exemplo de gerenciamento da pandemia da COVID-19

  1. Paulo Brites disse:

    Os dois são farinhas do mesmo saco, cada um a seu jeito, spo pensam em sim mesmo.

    • Não discordo de você, mas o problema é que a declaração de Trump isola o Brasil que perdeu o seu maior aliado. Nem Donald Trump quer ser visto como estando próximo a Jair Bolsonaro. Trágico para todos nós.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s