Terceira reportagem da série mostra os longos braços do Porto de Antuérpia, sócio minoritário do Porto do Açu

No artigo que conclui a série “Porto da Angústia”, o jornalista Quentin Noirfalisse mostra os longos braços do Porto de Antuérpia, sócio minoritário no Porto do Açu, que alcançam empreendimentos localizados em diferentes partes do mundo. 

porto da angústia

A matéria lembra que  apenas no  Porto do Açu,  o Porto de Antuérpia investiu  cerca de R$ 100 milhões para aumentar, a partir de 2017,  ainda que seus operadores soubessem das acusações de corrupção,  e dos impactos causados sobre “centenas de famílias de agricultores perderam suas terras, muitas vezes sem qualquer compensação e sob ameaça das autoridades“.

No tocante à parceria entre o Açu e Antuérpia, a matéria traz uma informação bastante interessante, que teria sido dada por Tessa Major, ex-chefe de projetos portuários deAntuérpia e que atualmente ocupa o cargo de Diretora de Assuntos Internacionais e Inovação no Porto de Açu. É que segundo Major, antes de que fosse firmada a parceria, um estudo teria sido realizado “sobre os riscos jurídicos e de reputação”.

Entretanto, os pedidos dos jornalistas envolvidos na série “Porto da Angústia” para ter acesso a este estudo foram recusados, em função de questões aparentemente ligadas a sigilo comercial.  O que não ficou claro é quais seriam estas questões.

Outro aspecto interessante que a matéria traz são os diferentes projetos portuários em que o Porto de Antuérpia está envolvido em diferentes partes do mundo, incluindo países como  Colômbia, República Democrática do Congo, Moçambique, Vietnã, Filipinas, Índia (quatro projetos), Guiné, Costa do Marfim, Togo, Nigéria.  Segundo a matéria, esses longos braços de Antuérpia envolveriam o que se pode chamar de “o surgimento de uma mercantilização da autoridade portuária”.

Para quem tiver interesse em ler a íntegra da reportagem que conclui a série “Porto da Angústia”, basta clicar [Aqui!]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s