Lançamento da revista eletrônica “Correlação de Forças” tem número especial sobre a COVID-19

A revista eletrônica “Correlação de Forças“, da qual tenho a honra de participar do seu Conselho Editorial acaba de lançar seu primeiro número com uma série de artigos apresentando diferentes perspectivas e aspectos relacionados à pandemia da COVID-19. É importante notar que a “Correlação de Forças”  se apresenta como um veículo de reflexão voltado para “promover o debate entre os diversos setores da esquerda brasileira e portuguesa.

correlação de forças

A edição de estréia está dividida em 3 seções: 1) Para uma reflexão crítica do novo coronavírus: implicações presentes e futuras, 2) Entre o capitalismo e o mundo a haver, e 3) Perspectivas globais.

Entre os autores dos artigos se encontram intelectuais, pesquisadores, parlamentares e lideranças políticas de partidos de esquerda de Portugal e do Brasil, representando um amplo arco de reflexões sobre o destino do Capitalismo e da classe trabalhadora a partir da eclosão da pandemia da COVID-19. 

Além das óbvias implicações para a ação política em um mundo que já estava passando por uma imensa crise sistêmica advinda dos limites alcançados pela produção capitalista, os artigos desta primeira edição marcam que é possível fazer uma aproximação entre diferentes formas de entender a crise, bem como de propor saídas para a mesma a partir de formas rigorosas de análise para que se possa entender a magnitude dos impactos que virão após a passagem da primeira onda da pandemia da COVID-19.

Finalmente, também me parece crucial que a “Correlação de Forças” se posiciona como um veículo que permita um diálogo entre brasileiros e portugueses, na medida que esse um vácuo histórico na necessária troca de experiências entre dois países que continuam cada vez mais ligados, a despeito da distância geográfica.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s