Mídia local embarca com a cara e coragem na previsão eleitoral do Paraná Pesquisas: jornalismo ou fake news?

parana pesquisas

A mídia corporativa local embarcou com fervor na “pesquisa” eleitoral que o “Paraná Pesquisas” realizou para o segundo turno que irá determinar o futuro prefeito da cidade de Campos dos Goytacazes. Houve quem enfatizasse a “respeitabilidade” da empresa de pesquisas eleitorais que ascendeu para a glória nas eleições presidenciais de 2018.

Pois bem, e o que disse a pesquisa que foi curiosamente bancada pelo próprio “Paraná Pesquisas” e que boa parte da mídia campista saudou efusivamente? A incrível virada do candidato Caio Vianna (PDT) que derrotaria Wladimir Garotinho (PSD), impondo uma espetacular mudança de disposição do eleitorado que há tempos não é vista em Campos dos Goytacazes.

Não vou nem alongar na pesquisa em si, pois nada melhor que o resultado das urnas para se verificar se a previsão feita por uma dessas muitas empresas que vivem de gerar pesquisas eleitorais chegou perto ou não.

O que eu quero indicar aqui é a minha surpresa com a completa falta de apuração jornalística sobre como o “Paraná Pesquisas” chegou a resultados tão bombásticos. É que todos sabem que no primeiro turno, Wladimir Garotinho alcançou 42,94% e Caio Vianna 27,71%.  Com isso, para que os números encontrados pela apuração feita por conta própria fossem críveis, haveria que praticamente todos os votos válidos dados a todos os demais nove candidatos tivessem migrado para Caio Vianna, sobrando apenas uma migração residual para Wladimir Garotinho. E isso me parece o que os gringos chamam “wishful thinking” (ou seja, pensamento fantasioso).

Eu que não sou proprietário de veículo de imprensa mandaria apurar como o Paraná Pesquisas chegou a esses resultados antes de sair disseminando números que parecem ser mais propaganda do que notícia. Mas vá lá, cada um dos com seus motivos.  Mas que ninguém depois reclame se forem, mais uma vez, expostos ao vexame de terem seu produto descoberto como “fake news” e não como aquilo que dizem entregar que seria jornalismo de qualidade.

3 pensamentos sobre “Mídia local embarca com a cara e coragem na previsão eleitoral do Paraná Pesquisas: jornalismo ou fake news?

  1. Bi bi a Maciel disse:

    Professor, boa noite acabei de ler o editorial da folha da manha fazendo exatamente isso, enaltecendo a pesquisa e tb achei estranho, nem cheguei a fazer cálculos mas somente lembrei de como eles eram uma verdadeira oposição ao governo rosinha, inclusive eu até gostava pois sempre compartilhavam diario oficial com valores de contratos, nomeaçoes de DAS.
    Porém com o governo Diniz foi totalmente omissa com nossa cidade, fechando os olhos para toda arbitrariedade por ele cometida, e nunca mais se viu um “post” em relação ao diario oficial, que vale ressaltar, continuou com muitos contratos absurdos.
    Talvez poucos notaram mas o staff do Diniz tem uns alguns “ex blogueiros” da folha da manha. Nao precisaria citar nomes mas vou citar só alguns, José Paes Neto, Suzy monteiro, Alexandre Bastos, Jose Armando carneiro, entre outros
    Esse grupo de comunicação parece estar na torcida para que os Garotinho não voltem ao poder, será que o Caio não já lhes prometeu algo??

  2. Douglas Barreto da Mata disse:

    Permita-se usar o texto no meu blog…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s