Relatório da ONU aponta que um quarto das doenças globais tem causa ambiental

Image result for making peace with nature report un

De acordo com um relatório da ONU , cerca de um quarto da carga global de doenças vem do meio ambiente. Por um lado, trata-se de doenças que os animais pulam – como a COVID-19 – conforme afirma um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente . Por outro lado, existem riscos à saúde que estão relacionados às mudanças climáticas e aumentam com o aumento das temperaturas, como a desnutrição e as doenças transmitidas pela água e pelos alimentos. Em última análise, a poluição do ar também é uma grande ameaça, levando a quase nove milhões de mortes prematuras a cada ano.

“A deterioração da condição do planeta está minando os esforços para alcançar uma vida saudável e bem-estar para todos”, diz o relatório. A relação entre os humanos e a Natureza deve mudar radicalmente e a paz deve ser feita com os sistemas naturais da Terra.

Existem atualmente três crises ocorrendo simultaneamente: mudança climática, perda de biodiversidade e poluição. Tudo isso é auto infligido, interconectado e põe em risco o bem-estar das gerações atuais e futuras. Nem os objetivos do Acordo Climático de Paris, nem quaisquer objetivos globais para a proteção dos seres vivos, da terra e dos oceanos foram alcançados até agora. Para resolver essas crises, todas as inovações e investimentos futuros teriam que proteger as pessoas e a natureza ao mesmo tempo.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente publicou o relatório tendo em vista a Conferência das Nações Unidas para o Ambiente, que terá lugar online pela primeira vez na segunda e terça-feira e na qual se espera a participação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

fecho

Este artigo foi originalmente escrito em alemão e publicado pelo Zeit.de [Aqui!].

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s