Com 1.192 mortos pela COVID-19, Campos vive misto de relaxamento de regras de isolamento,falta de vagas de UTI e caos na vacinação

scream 1

As notícias da manhã desta 4a. feira (12/05) sobre a situação da pandemia da COVID-19 em Campos dos Goytacazes mostra um momento, no mínimo, contraditório.  Após se alcançar o total de 1.192 mortos, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes decidiu relaxar as regras  de confinamento social e ampliou os horários de funcionamento de uma série de atividades comerciais.  Ao mesmo tempo, apareceu a notícia de que a unidade preferencial para tratamento de doentes com COVID-19 atingiu sua lotação máxima ao receber 17 pacientes apenas em um dia, o que obrigou a distribuição dos casos adicionais para outras unidades de saúde do município.

Por outro lado, noto com alguma perplexidade que o critério para o relaxamento das regras de isolamento social teria sido exatamente a existência de vagas em Unidades de Terapia Intensiva especializadas em COVID-19!

Finalmente, eu gostaria de saber por que o critério para relaxar as regras de isolamento não está sendo a taxa de contaminação em vez da disponibilidade de vagas de UTI. É que o nível de contaminação é que determina qual é o estoque potencial de UTIs de que se necessitará nas próximas semanas.

Enquanto isso, a campanha de vacinação contra a COVID-19 aparece imersa uma situação que beira o caos, especialmente no tocante ao oferecimento da segunda dose da Coronavac. 

Daí é que eu pergunto: essa é realmente a hora de relaxar?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s