No oeste da Antártica, o Glaciar Thwaites garante que o gelo do continente não deslize para o mar. Mas agora os cientistas descobriram que parte da plataforma de gelo está perdendo controle e pode se romper

A geleira Thwaites, no oeste da Antártica, desempenha um papel crucial no sistema climático da Terra. Foto: AFP/NASA
No oeste do continente Antártico fica a geleira Thwaites, uma massa de gelo cujo tamanho ultrapassa a área da República Tcheca , Áustria e Suíça juntas. O degelo desta geleira será responsável por cerca de 4% do aumento do nível do mar no mundo,
E agora a geleira está rachando. Um manto de gelo de 45 km de largura no final da geleira – onde o gelo encontra o mar polar – pode se quebrar nos próximos cinco anos, relataram cientistas em uma reunião da American Geophysical Union. O pano de fundo é explicado em um artigo na revista “Science” .
Nesse ínterim, rachaduras diagonais percorrem quase toda a superfície da plataforma de gelo. Nos últimos meses, imagens de satélite mostraram que o movimento do gelo ao longo dessas rachaduras está se acelerando, disse a cientista Erin Pettit. Ela realiza pesquisas como glaciologista na Oregon State University. Você pode imaginar a plataforma de gelo da geleira como um para-brisa no qual as rachaduras vão se espalhando lentamente, ela diz: “Você pensa: eu deveria comprar um novo para-brisa. E um dia – bang – haverá mais um milhão de rachaduras lá. ”Da mesma forma, a plataforma de gelo oriental explodirá -“ provavelmente em centenas de icebergs ”.

Se a plataforma de gelo quebrar, é de se esperar que grandes partes da geleira fluam para o mar com muito mais rapidez. O manto de gelo ainda está reduzindo a velocidade do oceano. Mas, na pior das hipóteses, a velocidade do fluxo da geleira poderia triplicar neste ponto. Sua contribuição para o aumento do nível do mar global aumentaria em pelo menos um ponto percentual, disse Pettit.
Existe uma ameaça de aumento do nível do mar de 65 centímetros?
Mas isso não é tudo. Como a plataforma de gelo está enfraquecendo, a água mais quente penetra ainda mais na geleira por baixo. De acordo com os pesquisadores, é provável que águas mais quentes encontrem seu caminho sob a geleira e a separem da massa de terra.
O colapso da geleira Thwaites – que alguns cientistas acreditam que possa acontecer em alguns séculos – resultaria em um aumento do nível do mar de 65 centímetros em média em todo o mundo. E isso desencadearia uma reação em cadeia: se a geleira Thwaites tivesse desaparecido, as geleiras vizinhas fluiriam para sua bacia mais profunda. Isso poderia levar à perda de todo o manto de gelo da Antártica Ocidental – e um aumento no nível do mar de 3,3 metros.

Este texto foi originalmente escrito em alemão e publicado pela revista Der Spiegel [Aqui!].
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado