Liberdade de expressão, pero no mucho

A recente onda de defesa da liberdade de expressão por governantes acostumados a pisoteá-la sempre que confrontados por cobranças e críticas é uma das muitas hipocrisias óbvias que se seguiram ao massacre realizado por dois extremistas islâmicos na revista parisiense Charlie Hebdo. Na gigantesca manifestação que ocorreu em Paris neste domingo passado, uma das muitas figuras estranhas aos gritos de liberdade de expressão foi o primeiro ministre israelense Benjamin Netanyahu. É que liberdade de expressão não é realmente o forte  de  Netanyahu. 

Agora, não mais do que 24 horas depois de marchar em Paris, Benjamin Netanyahu está no centro de uma controvérsia por causa de uma charge (essas charges sempre polêmicas) publicada pelo jornal britânico “Sunday Times) que aparece logo abaixo. É que como pode se ver na charge produzida pelo chargista Gerald Scarfe, Netanyahu aparece construindo um muro com o sangue e corpos de palestinos, com uma frase provocativa onde é dito “a colocação do cimento da paz vai continuar?”.

TIMES-CARTOON

Numa demonstração inequívoca que liberdade de expressão só é boa nos olhos dos outros, a charge já provocou reações iradas do embaixador de Israel no Reino Unido, e do líder do congresso israelense que consideraram a charge anti-semítica.  De quebra, também o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair se juntou ao muro de lamentações em torno de uma charge que, convenhamos, não tem nenhum caráter anti-semita, como comentou o correspondente do jornal israelense Haaretz, Anshel Pfeffer, ao afirmar que ” a charge não foi anti-semita por qualquer padrão, já que a mesma não foi dirigida aos judeus, não mostra símbolos judaicos, e não usa imagens do Holocausto.”

Mas, como se depreende desta polêmica, liberdade de expressão só é boa para os outros. Mais detalhes desta polêmica podem ser encontrados (Aqui!).

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s