Terminadas as apurações para a eleição para a reitoria da maior universidade federal brasileira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra um resultado auspicioso: venceu a chapa 20 encabeçada pelo professores Roberto Leher (doutor em Educação e docente da Faculdade de Educação) e Denise Nascimento (doutora em Odontologia e docente do Departamento de Clinica Odontológica).
Dada a trajetória política de Roberto Leher e os compromissos programáticos estabelecidos pela chapa 20 é seguro dizer que temos uma vitória expressiva da esquerda numa instituição chave para a luta contra a privatização dos hospitais universitários e o desmantelamento do caráter público das universidades federais e estaduais. Em outras palavras, a vitória da chapa 20 é a vitória dos que alinham na defesa de uma educação publica gratuita e de qualidade no Brasil!
Mas um aspecto fundamental nessa vitória é apontar para outras universidades públicas que passarão por eleições em 2015 que é possível derrotar os setores que estão encastelados nas reitorias apenas para agir como estafetas dos governos de plantão.
No caso da UENF que a vitória de Roberto Leher e Denise Nascimento sirva como exemplo de que ninguém é invencível, e que é sempre possível vencer com propostas que apontam no sentido de construir universidades públicas gratuitas, democráticas e de qualidade. Afinal de contas, este é exatamente deste tipo de universidade que o Brasil mais precisa numa conjuntura histórica tão difícil e complexa.

amigo, torço para que o Leher ganhe, mas ainda não acabou a apuração. A diferença é de 0,75 por cento e ainda tem 140 urnas com cédulas de papel para serem abertas. A votação se encerrou apenas no âmbito eletrônico.
CurtirCurtir
André, já ganhou. Não há como reverter esse resultado nos votos de papel.
CurtirCurtir
Se ganhou, este fato representa o enterro da Ufrj. Não sei o que um especialista em fechamento de portões poderá fazer na direção de uma universidade tão importante para o país.
CurtirCurtir
João Carlos, ganhou! E vamos ter 4 anos para descobrir se você está certo ou não. Agora, há que se frisar que o Leher deverá assumir a instituição com cerca de 200 milhões de contingenciamento. Culpa de quem?
CurtirCurtir
Destronar a mediocridade.por exemplo,de bandos organizados como o da UFRJ na ECO onde sob mando da mais corrupta figura da cultura que foi e permanece o E.Portella estão o padre ou ex-padre, pseudo aluno de Heidegger,Emanuel Carneiro Leão e. os sub-intelectuais e subservientes Munis Sodre,,Marcio Tavares e uma cambada de “bonecos” dum segundo time. Por isso a ECO foi antes da Ditatura Militar, durante a Ditadura Militar e depois da Ditadura Militar a primeira a furar as graves e manter na direção estas tristes figuras. Viva a chapa 20 e saudações aos raros professores e estudantes da ECO neste largo periodo que não se deixaram trocar por vantagens pessoais.Escobar
CurtirCurtir
Esperamos como pais e cidadãos que o Professor Dr. Roberto Leher, eleito para o cargo de Magnífico Reitor da UFRJ, possa efetivamente resgatar o bom conceito do ensino público nesse imenso País. Não se jogue a culpa em contingenciamento, pois famílias e empresas de acordo com cada conjuntura econômica fazem contingenciamento também. É preciso eleger prioridades e ter uma melhor gestão administrativa, sem se afastar do dever de educar. Educar com ética, eficiência e transparência.
CurtirCurtir