Diretor do DCE responde à docente apoiador da chapa 11 que assemelhou sua decisão de apoiar Passoni e Teresa ao peleguismo da UNE

caravana

Recebi pelo e-mail do blog, uma mensagem na forma de um pedido de resposta do diretor do DCE/UENF, Gilberto Gomes, que foi acusado por pelo menos um docente apoiador da chapa 11 de ter começado a trilhar o caminho do peleguismo da direção da União Nacional dos Estudantes (UNE) por ter ele declarado o seu apoio à chapa 10 formada pelos professores Luís Passoni e Teresa Peixoto.

Como este blog é um espaço aberto aos que normalmente não tem direito à voz, decidi postar a resposta do Gilberto Gomes por dois motivos: 1) que o tipo de adjetivação que lhe foi imposta por simplesmente ter tomado a decisão de apoiar a chapa 10 não é compatível com a democracia, especialmente num espaço universitário, e 2) por saber de sua firmeza de propósito em defender os interesses dos estudantes da UENF que têm sido tão prejudicados pelo alinhamento da reitoria da Uenf com os seguidos (des) governos que vem tentando destruir a nossa universidade.

Ao Gilberto Gomes a minha total solidariedade, agradecendo ainda a sua firmeza de propósito em defesa dos interesses coletivos na Uenf. E como ele mesmo diz, os cães ladram, mas a caravana passa.

Precisamos desconstruir o mito de que “quem luta não tem capacidade para administrar a Uenf

gilberto gomes

Precisamos mais do que nunca desconstruir a ideia de que para lutar por direitos, não podemos estar alinhados em ideias com aqueles que podem realizar as mudanças. Estar em posição de reivindicante é algo que não deve, ou, ao menos não deveria, mudar de acordo com momentos mais ou menos oportunos.

De fato, ser oposição é consequência quando a dita situação não cumpre seu papel, e faz com que o reivindicante tome posições mais radicais, estas por sua vez, também criticadas quando convém.

O interessante disto tudo é exatamente a última palavra do paragrafo anterior: convém. Convém ao crítico optar por criticar aquilo que vai contra seus interesses, suas vontades. Nada mais óbvio. Mas isto nos leva a um questionamento: cabe a este crítico julgar como irá se portar o reivindicante?

– Trocando em miúdos –

A diminuição na combatividade da UNE é reflexo não somente de um processo de alinhamento com o atual governo, mas também de rompimento com governos anteriores ao reconhecer que tratavam a educação de nível superior no Brasil como sucata, no mais amplo sentido da palavra. Coube ao governo que apoiaram/apoiam cumprir diversas demandas estudantis, principalmente as relacionadas ao acesso. O que falta à UNE é continuar a cumprir seu papel de reivindicante por diversas outras pautas urgentes e necessárias que não deve adormecer. 

Porém, é muita pretensão de alguém que, nem ao menos me conhece, querer julgar como irei me portar caso o candidato que apoio seja eleito, visto que essa não é uma escolha simplesmente pessoal, mas pensada no coletivo ao reconhecer as incapacidades do outro candidato, com o qual também terei que dialogar caso eleito.

Enquanto estiver como diretor do DCE-Uenf, representarei os interesses dos estudantes e somente eles. Enquanto aluno, defendo e reitero minha posição de apoio à chapa 10 de Passoni e Tetê. 

Mas já que me cabe um direito de resposta, respondo com outra pergunta: quais dos que apoiaram as desastrosas últimas gestões da Uenf tiveram a coragem de lutar por nossa universidade? CONIVENTES foram estes, e AUTORITÁRIOS são os que tentam impedir o livre direito daqueles que democraticamente fazem uma escolha! Quaisquer argumentos que tentem desqualificar aqueles que optam por apoiar a chapa 10 são nítidas posições de ataque.

Garanto que minhas ações passam longe de qualquer proximidade com estes questionamentos repressores e não-construtivos. FORA AUTORITÁRIOS!

Os cães ladram, mas a caravana passa.

Gilberto A. Gomes, Diretor DCE-Uenf Gestão 2015.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s