O assunto teria sido abordado em várias reuniões com a empresa, mas em todas, representantes da Samarco negaram o aparelho.
Por DANILO EMERICH, ESPECIAL PARA O TEMPO

Moradores do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central do Estado, principal comunidade atingida pela ruptura da barragem de rejeitos Fundão, afirmam que solicitaram diversas vezes sirenes para alertar possíveis desastres. No entanto, a Samarco, dona da estrutura, teria negado o equipamento no local, alegando não ser necessário.
A informação foi repassada por diversos moradores da região à reportagem do O Tempo. O assunto teria sido abordado em várias reuniões com a empresa, mas em todas, representantes da Samarco negaram o aparelho.
Nesta sexta-feira (7), O engenheiro civil da Samarco Germano Silva Lopes, que participou da entrevista coletiva em Mariana sobre o acidente, informou que a atitude da empresa após a ruptura foi acionar as autoridades e o plano de ação emergencial.
‘Nunca poderia imaginar uma tragédia tão grande’, lamenta prefeitoPresidente da Samarco diz que garantirá integridade das pessoasPresidente da Samarco diz que barragem era monitorada rotineiramenteSamarco ainda não confirma número total de vítimas em tragédiaLama e minério de barragens inundam centro de Barra LongaAções da Vale, controladora da Samarco, caem em bolsas pelo mundo
“Não houve sinal de sirene para a população, houve contato telefônico e contato com as autoridades”, disse o engenheiro civil da Samarco.
O engenheiro afirmou que um tremor foi sentido na unidade às 14h dessa quinta-feira (5). “De imediato, fomos até ao local para fazer inspeções e constatamos que, naquele momento, a barragem não apresentava nenhuma anomalia. Nós não sabemos como se deu o processo de ruptura e foi um momento muito rápido”, afirmou.
O Tempo procurou a assessoria de imprensa da Samarco para se posicionar o motivo para a não instalação das sirenes ou se o equipamento vai ser instalado em outras barragens da empresa, no entanto, a nota oficial enviada não responde aos questionamentos.
FONTE: http://www.otempo.com.br/cidades/moradores-pediram-sirenes-%C3%A0-samarco-mas-empresa-negou-1.1160171