A imagem abaixo reproduz parcialmente uma reportagem de autoria do jornalista Estêvão Bertoni que foi publicada neste sábado (16/01) pelo jornal Folha de São Paulo e traz informações que tornam irrefutável a negligência da Mineradora Samarco (Vale +BHP Billiton) no rompimento da barragem do Fundão em Mariana (MG).

A matéria é interessante porque traz informações técnicas prestadas pelo engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila, projetista da barragem e também responsável pela sua manutenção até 2012, e que teriam sido prestadas à Mineradora Samarco que. por sua vez, decidiu ignorar as informações que davam conta do risco objetivo do rompimento que acabou ocorrendo em 05.11.2015.
Para mim o maior mérito desta matéria é acabar de vez com a falsa polêmica de se o que ocorreu em Bento Rodrigues foi acidente ou não. É que diante do que está exposto, o evento do TsuLama foi um incidente que ocorreu, principalmente, pela postura negligente da Mineradora Samarco e das duas corporações que a controlam, a Vale e a BHP Billliton.
Para quem quiser ler a matéria completa, basta clicar Aqui!