Moradores afetados pelo projeto Minas-Rio fecham estrada para exigir atendimento de demandas

Uma manifestação ocorreu no dia 26 de Abril de 2016 na rodovia MG-10, no trecho que liga as cidades de CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO e SERRO. Entre outras demandas, o  movimento reivindicou o término do asfalto no trecho que compreende o distrito denominado Mato Grosso e a entrada do empreendimento da Anglo American; a diminuição da poeira, enquanto a obra não é realizada; e a oferta de postos de trabalho para moradores do Distrito de Itapanhoacanga pelo projeto Minas-Rio.

O evento contou com aproximadamente 70 pessoas. Dentre elas havia presença da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Rodoviária Militar e Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), além da participação de representantes da Anglo American. Todo o protesto ocorreu de forma pacífica, iniciando-se as 03:00 h e finalizando as 12:00 h.

Um dos responsáveis pela organização e morador do distrito de Itapanhoacanga, Sr. BHILL afirmou não se identificar como líder, dizendo que todos tinham presença fundamental no movimento, conduzindo de forma ordeira e objetiva dentro de suas responsabilidades. Cabe ressaltar que carros do serviço de saúde intermunicipal e pessoas enfermas eram liberados para passagem.

Como esperado, a manifestação não surtiu efeitos imediatos no sentido de providências para as reivindicações. Contudo, uma reunião foi marcada para a próxima sexta-feita (29 de Abril) com os principais envolvidos. Neste sentido, o movimento alcançou o seu objetivo principal que era chamar atenção da Anglo American edas  autoridades competentes, para que estes possam apresentar propostas e soluções eficientes para os moradores de Itapanhoacanga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s