Uma manifestação ocorreu no dia 26 de Abril de 2016 na rodovia MG-10, no trecho que liga as cidades de CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO e SERRO. Entre outras demandas, o movimento reivindicou o término do asfalto no trecho que compreende o distrito denominado Mato Grosso e a entrada do empreendimento da Anglo American; a diminuição da poeira, enquanto a obra não é realizada; e a oferta de postos de trabalho para moradores do Distrito de Itapanhoacanga pelo projeto Minas-Rio.
O evento contou com aproximadamente 70 pessoas. Dentre elas havia presença da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Rodoviária Militar e Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), além da participação de representantes da Anglo American. Todo o protesto ocorreu de forma pacífica, iniciando-se as 03:00 h e finalizando as 12:00 h.
Um dos responsáveis pela organização e morador do distrito de Itapanhoacanga, Sr. BHILL afirmou não se identificar como líder, dizendo que todos tinham presença fundamental no movimento, conduzindo de forma ordeira e objetiva dentro de suas responsabilidades. Cabe ressaltar que carros do serviço de saúde intermunicipal e pessoas enfermas eram liberados para passagem.
Como esperado, a manifestação não surtiu efeitos imediatos no sentido de providências para as reivindicações. Contudo, uma reunião foi marcada para a próxima sexta-feita (29 de Abril) com os principais envolvidos. Neste sentido, o movimento alcançou o seu objetivo principal que era chamar atenção da Anglo American edas autoridades competentes, para que estes possam apresentar propostas e soluções eficientes para os moradores de Itapanhoacanga.