RJ: em meio à propalada crise financeira, H. Stern recebe benefício fiscal do (des) governo estadual

Eu me tornei um assíduo leitor do blog Transparência RJ desde o seu lançamento em meados de Maio. É que lá eu venho encontrando um material riquíssimo sobre as verdadeiras causas da crise financeira que assola (seletivamente, gosto sempre de frisar) os cofres estaduais no Rio de Janeiro.

A última “novidade” que o “Transparência RJ” nos traz é uma, ao menos para mim, inexplicável benesse fiscal para uma joalheria de alto padrão e custo elevado para os compradores, a H. Stern. É que pelo que nos revela o pessoal do “Transparência RJ”, a H. Stern foi beneficiada por uma redução na alíquota de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 6% conforme publicação no Diário Oficial  no dia 30 de Junho (Aqui!).

h stern 1

Agora, pensemos bem, como pode o mesmo (des) governo que ameaça demitir servidores públicos concursados por suposta falta de recursos financeiros estar se dando ao luxo de conceder benefícios fiscais para uma joalheria especializada, me desculpe-me o trocadilho, em jóias de luxo?

Uma última nota sobre esse caso é que foi a H. Stern, supostamente a pedido de Eduardo Paes, quem presenteou o Papa Francisco com uma joia que simbolizava a chave da cidade do Rio de Janeiro quando o pontífice esteve por lá durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013. Depois disso duas coisas aconteceram de bom para a joalheria: lançou uma linha de joias baseada no tema, e agora ganhou esse abatimento generoso no recolhimento de ICMS. Isso é o que se chama juntar o útil ao agradável! 

O fato é que a cada revelação trazida à público pelo pessoal do “Transparência RJ” fica explícito que se há uma crise em curso no Rio de Janeiro ela é causada por uma prioridade política de precarizar o serviço público e de beneficiar as corporações privadas. 

E depois os culpados são os servidores públicos e aposentados….

2 pensamentos sobre “RJ: em meio à propalada crise financeira, H. Stern recebe benefício fiscal do (des) governo estadual

  1. […] No dia 07 de Julho de 2016 publiquei aqui neste blog uma nota sobre a concessão de benefícios fiscais à joalheria H. Stern, a qual me pareceu para lá de estranha naquele momento (Aqui!). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s