Observatório das Metrópoles lança dossiê sobre impactos dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro

jogos

Em mais uma robusta contribuição acadêmica para a busca de entendimento acerca dos impactos sociais, políticos, econômicos e ambientais da realização dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles lançou um dossiê bilíngue (em português e inglês) intitulado “O que está em jogo nesses Jogos” (ou em inglês What is at stake in these Games?) (Aqui!).

capa_dossieJO_2016_ing

Entre outras questões, o dossiê mostra que megaeventos esportivos foram transformados em um novo tipo de de negócio no âmbito da globalização e que é caracterizado pela atração de fluxos financeiros, reestruturação de circuítos de circulação e de acumulação local.  Além disso, o dossiê analisa questões como mobilidade urbana, projeto de renovação urbana (por exemplo o chamado Porto Maravilha), a da transparência  pública (ou melhor, falta dela) e o papel do Estado, as parcerias público-privadas, e as violações de direitos humanos no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016.

Como já havia mencionado (Aqui!), com a abundante literatura qualificada que está emergindo sobre os diferentes aspectos que cercam as transformações impostas sobre a cidade do Rio de Janeiro, podemos facilmente ultrapassar o uso de chavões ultrapassados como o do “complexo de vira lata” e do “jeitinho brasileiro” para fazermos uma discussão que vá ao cerne das mudanças que estão efetivamente sendo impostas principalmente sobre os pobres, e que vão ter efeitos que irão muito além da duração do megaevento em si.

Quem desejar acessar o documento em inglês, basta clicar (Aqui!). Já para os que desejarem fazer a leitura do documento escrito em português, basta clicar (Aqui!).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s