Se a política de Garotinho é manter o pobre na pobreza, qual é a política de Índio da Costa?

indio temer

O deputado federal licenciado Índio da Costa (PSD) veio a Campos dos Goytacazes e fez um pequeno giro que incluiu até o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), mas passou também pelo gabinete do jovem prefeito Rafael Diniz (PPS), e teve ainda tempo para conceder uma longa entrevista ao jornal Folha da Manhã [Aqui!].

Nessa entrevista entre tantas obviedades e contradições, Índio da Costa jogou para a torcida que odeia de morte o ex- governador Anthony Garotinho soltando a frase de efeito “A política de Garotinho é manter o pobre na pobreza“. 

garotinho indio

Não vou me dar ao trabalho de retrucar a crítica do deputado licenciado (licenciou-se para pegar uma boquinha de sectetário no governo de Marcelo Crivella onde faz par com a também deputada licenciada Clarissa Garotinho) a Anthony Garotinho, pois o ex-governador sabe se  defender bem sozinho.

A minha questão é com o próprio Índio da Costa, exatamente no tocante às políticas que ele sempre defendeu. Quem buscar a biografia que Índio da Costa possui no Wikipedia [Aqui!], verá que ele foi um dos menudos de Cesar Maia pelas mãos de quem entrou na política, tendo sempre pertencido a partidos de direita cujos políticas sempre foram orientadas para negar que os pobres tivessem qualquer chance de melhoria nas suas vidas (PFL, PTB, PFL, DEM e finalmente o PSD de Gilberto Kassab). Além disso, por detrás, da conversa mole de político moderno e comprometido com a modernização do Estado, o que se tem é um político cujas  propostas apontam sempre para a ampliação da privatização do serviço público e o favorecimento de gastos com empresas privadas. Para entender isso basta ler as propostas de Índio da Costa na campanha em que ele perdeu a eleição para Marcelo Crivella em 2016 [Aqui!].

Além disso,  Índio da Costa teve uma trágica participação na chapa que o tucano José Serra montou para tentar derrotar a então candidata Dilma Rousseff em 2010. Durante a campanha, ele soltou várias pérolas que demonstraram de forma cabal o seu pouco preparo para o cargo que postulava. Depois da derrota acachapante, muitos apoiadores de Serra culparam a participação medíocra de Índio da Costa como um dos fatores causadores da derrota.

indio serra

Assim, antes que alguém se sinta a aplaudir o besteirol de Índio da Costa só porque ele fez críticas a Anthony Garotinho, é preciso que se lembre que o partido dele, o PSD, tem votado de forma sistemática contra os interesses dos trabalhadores. sendo um dos partidos mais consistentes nos votos dados para aprovar as contra-reformas de caráter socialmente regressivas que o presidente “de facto” Michel Temer vem enviando a toque de caixa para serem aprovadas pelo congresso nacional.

E baseado nisso é que eu devolvo a bola para Índio da Costa: se a política de Garotinho é manter o pobre na pobreza, qual então é a sua? A favor dos pobres?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s