Norsk Hydro admite descarga de rejeitos no Rio Pará

barcarena hydro

Usando mais uma vez a sua página oficial no Tweeter, a empresa “quase estatal” norueguesa Norsk Hydro admitiu ter lançado águas sem tratamento no Rio Pará (ver imagem abaixo).

norsk hydro

Ainda segundo a Norsk Hydro, esta ação seria totalmente “inaceitável” e “romperia com que a empresa representa”.

Convenhamos que esse discurso é bem diferente daquele emitido nos dias 16 e 17 de fevereiro quando porta-vozes da empresa chegaram a negar que qualquer tivesse ocorrido em sua planta industrial no município de Barcarena (PA).

O problema é que desde então estão sendo encontradas provas materiais de que a Norsk Hydro possuía vários vertedouros clandestinos de resíduos tóxicos oriundos de suas atividades industriais. Assim, diante das descobertas dos órgãos de fiscalização, não restou nada mais à Norsk Hydro do que fazer uma “mea culpa” público na expectativa de conter os danos à sua imagem, especialmente na Noruega.

O mais trágico é que se dependesse das autoridades e da mídia corporativa brasileiras a Norsk Hydro iria continuar a poluir ecossistemas e a causar doenças nas populações ribeirinhas que foram impactadas pelo contato com água contaminada.

Agora há que se monitorar os trabalhos da empresa de consultoria SGW Services que foi contratada pela Norsk Hydro para fazer um levantamento da situação em Barcarena. É que está mais do que provado que não se pode deixar a Norsk Hydro cuidando desse assunto sozinha, apesar de sua postura atual de contrição.

2 pensamentos sobre “Norsk Hydro admite descarga de rejeitos no Rio Pará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s