Fogo no Museu, bilhões para as universidades privadas

tetas-gestão-pública (1)

Já foi informado por diversas fontes da mídia corporativa que o BNDES estaria pronto para desembolsar R$ 21 milhões num empréstimo que teria sido usado para realizar uma ampla reforma nas estruturas do Museu Nacional. O empréstimo agora deverá ser inviabilizado pelo simples fato de que o prédio e 90% da sua coleção foram perdidos para o incêndio devastador que ali ocorreu.

Entretanto, esse dinheiro não deverá  ficar muito tempo parado dentro do BNDES.  É que no dia de hoje, o jornal Valor Econômico informou, em matéria assinada pela jornalista Beth Koike, que o BNDES e o Ministério da Educação negociam a criação de uma linha de crédito, de R$ 2 bilhões, para ajudar faculdades particulares a financiar as mensalidades de seus estudantes [1].

bndes

Na prática o dinheiro (público) do BNDES seria entregue para que os estudantes das instituições privadas de ensino se endividem para que não fiquem inadimplentes em suas mensalidades. A coisa é tão estapafúrdia que as instituições que utilizarem essa linha estarão supostamente impedidas de “ganhar dinheiro”. Ora, o pagamento de mensalidades serve para que elas façam o que?

Há que lembrar que com esse valor seria possível reformar várias vezes as estruturas de todos os museus federais existentes no Brasil, e impedir que novas catástrofes como a do Museu Nacional aconteça. Mas a verdade é que, como ocorre com todos os governos neoliberais, os únicos que são beneficiados com empréstimos generosos são aquelas que já estão ganhando o máximo que podem da precarização da coisa pública.

Por isso, os ataques que estão sendo realizados contra a reitoria da UFRJ e a diretoria do Museu Nacional não passam de exercícios de puro cinismo, vindos daqueles que se beneficiam privadamente da destruição daquilo que é público no Brasil.


[1] https://www.valor.com.br/empresas/5799801/bndes-negocia-liberar-r-2-bi-para-faculdades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s