Ídolo de futuro ministro das relações exteriores, Donald Trump é alvo de críticas por negar mudanças climáticas

shades-of-climate-denial-529px_0 (1)

Ídolo máximo do futuro ministro de relações exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Fraga Araújo, o presidente estadunidense Donald Trump mais uma vez confundiu o clima com a mudança climática, sugerindo que uma onda de frio extremo que está se abatendo sobre parte do território dos EUA significa que as mudanças climáticas (que ele confunde com aquecimento global) não são um fenômeno real.

“A explosão fria brutal e prolongada poderia destruir TODOS OS REGISTROS – o que aconteceu com o aquecimento global?”, Trump twittou na noite de quarta-feira.

trump climate.jpg

Em resposta a Trump, professor do Departamento de Governo e Política da Universidade de Maryland (que foi assessor dos presidentes George Bush e Barack Obama), Shibley Telhami, usou a rede social Twitter para ser direto e reto para afirmar que “debater dados complexos sobre aquecimento não por si só uma coisa maluca, ainda que evidências avassaladores devessem ser claras. Mas em minhas três décadas como professor eu nunca tive um estudante que fosse estúpido o suficiente para fazer o tipo de inferência que Trump fez em seu tweet“.

Fico imaginando o que o professor Telhami iria pensar ou escrever se conhecesse a opinião expressa de Ernesto Fraga Araújo de que as mudanças climáticas não passam de uma tramoia comunista.

Em tempo: o erro primário de Donald Trump em usar a onda de frio para negar as mudanças climáticas foi confundir tempo atmosférico com clima [1].  É que enquanto tempo atmosférico se expressa na escala de dias, o clima se expressa na escala de décadas. E é na escala de décadas e séculos que a comunidade científica chegou a uma posição dominante de que o clima da Terra está passando por modificações drásticas que poderão comprometer a sustentação da vida como a conhecemos neste momento. 


[1] https://climate.nasa.gov/resources/global-warming/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s