
O vídeo abaixo mostra o momento em que a onda de rejeitos que escapavam os reservatórios da Vale em Brumadinho (MG) atingiu as instalações da empresa e de uma comunidade próxima. As cenas que aparecem no vídeo mostram a corrida desesperada de trabalhadores da empresa, e o reconhecimento deles de que aqueles não conseguiram alcançar um lugar seguro em tempo de se salvarem simplesmente morreram.
Estou postando este vídeo para que fique marcada a responsabilidade da Vale e de seus controladores na tragédia ambiental e especialmente humana que ocorreu hoje em Brumadinho.
Tivesse a Vale adotado novas posturas e protocolos de segurança para impedir a repetição do Tsulama da Samarco (Vale + BHP) que destruiu Bento Rodrigues em 2015, hoje o Brasil e o mundo não estariam presenciando as cenas de destruição do Tsulama da Vale em Brumadinho.
Agora o que deve se cobrar é a apuração das responsabilidades e a punição exemplar dos responsáveis. E essa punição envolverá o estabelecimeto de ritos jurídicos que impeçam a repetição das mesmas estratégias de procrastinação que foram adotadas no caso de Bento Rodrigues.