FAO faz evento no Dia Mundial das Abelhas com participação de cientista brasileiro

‘Bee Engaged: celebrando a diversidade das abelhas e os sistemas de criação” será realizado na sexta-feira, 20 de maio; Cristiano Menezes, da Embrapa e da A.B.E.L.H.A. fará palestra

unnamed

São Paulo, 18 de maio de 2022 – A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) vai celebrar o Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) com um evento virtual neste ano: ‘Bee Engaged: celebrando a diversidade das abelhas e os sistemas de criação”.

A celebração, que será aberta com uma mensagem do diretor-geral da FAO, QU Dongyu, pretende ampliar a conscientização sobre a importância da grande diversidade de abelhas e sistemas de criação sustentáveis, as ameaças e os desafios que enfrentam e sua contribuição para os meios de subsistência e sistemas alimentares.

O programa contará com palestras de especialistas em abelhas e polinizadores de todo o mundo, e vai trazer um representante do Brasil: o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Cristiano Menezes, membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., vai mostrar como a criação das abelhas sem ferrão está promovendo mudanças nos hábitos de vida das pessoas no Brasil, seja por meio da atividade diretamente, seja pelos que estão criando como animais de estimação ou por lazer.

“Esse evento da FAO é uma grande oportunidade de mostrar para o mundo o trabalho maravilhoso que o Brasil está fazendo com a meliponicultura e o seu potencial para o futuro. A presença das abelhas no entorno das plantações, como já está acontecendo no café, no morango e no açaí, é a maior prova de que é possível conciliar a agricultura com a conservação da nossa biodiversidade. Esse é um símbolo de sustentabilidade que ainda irá agregar muito valor à nossa produção”, afirma Cristiano.

A criação de abelhas é uma atividade generalizada e global, com milhões de apicultores e meliponicultores dependendo das abelhas para sua subsistência e seu bem-estar. Juntamente com outros polinizadores selvagens, as abelhas manejadas desempenham um papel importante na manutenção da biodiversidade, garantindo a sobrevivência e a reprodução de muitas plantas, apoiando a regeneração florestal, promovendo a sustentabilidade e a adaptação às alterações climáticas, melhorando a quantidade e a qualidade das produções agrícolas.

Serviço

Evento virtual da FAO em celebração ao Dia Mundial das Abelhas
 
20 de maio de 2022

8h (horário de Brasília)

Disponível em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Link para inscrição: aqui

Mais informações no site da FAO: aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s