Ainda sem realizar muitas análises do impacto feito pelos bloqueios ilegais realizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) cujo objetivo explícito era impedir o acesso de eleitores de Luís Inácio Lula da Silva às mesas de votação, eu não hesito em dizer que Jair Bolsonaro perdeu uma partida onde tinha grande parte da equipe de arbitragem (com direito a assessoria de palco do “juiz ladrão”), mas também os meios para controlar as condições do campo onde a partida foi realizada.
Com certeza os historiadores ainda registrarão todos os elementos singulares que marcaram a eleição que acaba de ser vencida de forma inquestionável pelo ex-presidente e presidente eleito Lula da Silva. Mas aqui é preciso lembrar que a vitória se deu sob a égide de duas PECs inconstitucionais, bilhões de reais distribuídos na forma de auxílios, da manipulação dos preços dos combustíveis, e ainda com a distribuição descontrolada de recursos públicos via o chamado “Orçamento Secreto”.
Como alguns comentadores já expuseram, estas foram as eleições mais roubada em quase 100 anos, e mesmo assim Jair Bolsonaro se tornou o primeiro presidente a ser derrotado no cargo enquanto controlavam a máquina e o dinheiro públicos. Desta forma, a derrota se apresenta ainda como a mais vergonhosa que algum presidente já teve na história da república brasileira.
Mas, convenhamos, o que esperar de um político que viveu sob a égide de esquemas em que a manhas e artimanhas sempre caminharam de mãos dadas? Como o próprio Jair Bolsonaro sempre revelou que de democrata ele nunca teve nada, apenas só os mais ingênuos ainda poderiam se surpreender com tantas cotoveladas e socos abaixo da cintura que foram disparados ao longo da campanha que se encerrou ontem.
Lula, uma figura histórica
Um reconhecimento óbvio é que Jair Bolsonaro só perdeu ontem porque o adversário se chamava Lula. É que qualquer outro candidato teria sido derrotado. A verdade é que sem a estatura política de Lula não haveria como derrotar as forças do Estado que Jair Bolsonaro instrumentalizou para se manter no poder.
Não é pouca coisa para uma pessoa nascida na mais completa miséria e que se elevou na vida política brasileira para já ocupar, aos 77 anos, um lugar na história do Brasil. E o mais impressionante é que agora Lula terá que responder aos difíceis desafios de assumir a presidência na esteira de um processo de desmanche de políticas públicas nunca antes visto na história deste país. Ah, sim!, há que se lembrar que Jair Bolsonaro apostou todas as suas fichas no desmanche do Estado, apenas para usar suas estruturas para manter a si e à sua família aferroados ao poder.
Por tudo o que marcou esta eleição, Lula se elevou ainda mais no grau de importância histórica. Caberá a ele agora a realizar uma difícil transição administrativa, pois, com certeza, receberá mais problemas do que soluções quando assumir o poder em janeiro de 2023.
E antes que eu me esqueça, volto a uma frase do senador Cid Gomes na campanha de 2018, apenas com um ajuste histórico: apesar de toda a roubalheira, o Lula está eleito, babaca!
Excelente texto !!!Parabéns Pedlowski
CurtirCurtir
Obrigado Gilka!
CurtirCurtir
Adorei seu texto. Parabéns.
CurtirCurtir
Obrigado Antonio Carlos.
CurtirCurtir
Aonde fica que o Lula roubou antes? virou santo, ele nao vai rouba de novo ? Ou ele e santo agora, salvador que roubou o povo, grande salvador temos.
CurtirCurtir
Joseane, sobre os roubos do Lula, aguardo provas e não “convicções”. E onde foi que você leu aqui neste blog que o presidente eleito é um santo ou salvador. Quem parece acreditar em mito é você.
CurtirCurtir
Lula !
O maior ladão da história do Brasil !
Um absurdo .
Esse canalha chamado Lula , teve sentenças anuladas . Isso é fake ?
Seus “amigos” do STF trabalham muito bem para ele ..
CurtirCurtir
Simone, você já leu o livro da jornalista Juliana dal Piva intitulado “O negócio do Jair: A história proibida do clã Bolsonaro”? É que lá aparecem evidências e não convicções.
CurtirCurtir
Acho que fumou maconha de mais procure um médico você está com problemas mentais
CurtirCurtir
Prezado Marcelo, para sua informação não faço e nunca fiz uso da Canabis Sativa. Por outro lado, não tenho ilusão de estar isento a problemas mentais depois de viver dentro do hospício a céu aberto em que o Brasil foi transformado pelo governo Bolsonaro. A questão é que ninguém ainda me viu pregado no pára-brisa de um caminhão tentando impedir o direito constitucional do ir e vir.
CurtirCurtir
Mentiroso cria vergonha na sua cara e deixa de apoiar um descondenado, essa quadrilha do pt, se não for escrever uma matéria seria, troca de profissão.
CurtirCurtir
Primeiro, não sei qual profissão você acha que eu exerço. Mas pelo seu comentário, parece crer que eu sou jornalista, o que não é um caso. Aqui neste blog não se reportam apenas fatos, mas também opiniões. Se você não gosta das minhas, paciência. Mas uma pergunta: você não tem uma corrida para correr? Talvez fosse um uso mais útil do seu tempo.
CurtirCurtir
Toma vergonha. Especialidade da esquerdopatia é acusar que os outros estão fazendo o que vocês fazem. Subestimaram o poder soberano do povo. Todo mundo sabe que roubaram as eleições.
CurtirCurtir
José (ou seria Eduardo?), obrigado por abrilhantar o meu blog com seu comentário tão pedagógico. Lembro apenas que em 2026 não haverá como contar com duas PECs ilegais, liberação fora de época de auxílios, orçamento secreto e os bloqueios da PRF no Nordeste. Boa sorte!
CurtirCurtir
José J, realmente se sabe muito bem quem usou a máquina de Estado para roubar a eleição, e mesmo assim perderam. Vou ficar esperando a CPI que vai apurar, por exemplo, o uso da PRF em bloqueios que impediram milhões de brasileiros de poderem votar. Mas bom mesmo é o Cartão Corporativo comprando milhares de quentinhas em um pequeno estabelecimento para ver se ninguém nota, não é?
CurtirCurtir
Faz o L de Ladraooooooo
CurtirCurtir
Sheila, sabe por que eu estou publicando este argumento? Para mostrar o nível dele para os leitores deste blog na esperança que o nosso futuro seja menos marcado por argumentos tão rudimentares e sem base empírica.
CurtirCurtir
É isso professor de ecologia que se reporta como jornalista. Nada diferente há que se esperar do feudo intelectual do ambiente universitário atual. Quase tão razoável o artigo acima quanto o Prof. Dr. Em beija-flor da UFG/GO que fez um artigo “científico” em que morreria toda a população mundial de Covid só na cidade de Goiânia. Kkk
Mas o crime hoje é pensar diferente dos senhores feudais esquerdopatas é claro. Desculpe. Pelo menos aqui se permite manifestar, ao contrário dos demais veículos de comunicação que vetaram em quase todos seus artigos a possibilidade dos leitores comentarem as sandices que escrevem.
CurtirCurtir
Eduardo, uma primeira coisa, eu não sou professor de Ecologia, pois sou um geógrafo com doutorado em planejamento. Sobre a análise que fiz no meu texto, eu diria que os acontecimentos pós-eleitorais confirmam o que eu disse.
E, sim, aqui até as sandices são permitidas, inclusive as dos leitores, desde que sejam educadas.
CurtirCurtir
E só pra ver o nível de argumento dos Bolsonaristas o desastre que o país entrou de 2018 pra cá , são pessoas reacionárias e preconceituosa , ainda bem que isso tá acabando, o pior presidente que o Brasil teve foi esse , obrigado nordeste poe salva o Brasil foi um ato civilizatório o lula ganha 🙏
CurtirCurtir