Erosão na Praia do Açu: Prefeitura de SJB realiza mais reunião para enxugar gelo nesta 4a. feira?

IMG_1216

Enquanto as reuniões para “enxugar gelo” se sucedem, a erosão avança na Praia do Açu… gradualmente, mas de forma implacável!

A nota abaixo que está publicada no sítio oficial da Prefeitura Municipal de São João da Barra anuncia para amanhã mais uma reunião com técnicos do  Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para “discutir a realização de um novo projeto que será financiado pela Prumo Logística com o objetivo de identificar a causa e conter o avanço do mar na praia do Açu”.  

O interessante é que a nota também ratifica a presunção de que um “estudo feito pela Prumo, onde ficou comprovado que o fenômeno do avanço do mar e erosão no Açu não possui ligação com as obras do Porto”.

Aqui é interessante notar que apesar de tentar vender a versão de que o porto não tem nada a ver com o desaparecimento da faixa de areia na Praia do Açu, a Prumo Logística irá “financiar um projeto para identificar a causa e conter o avanço na praia do Açu”.  Ora essa, a Prumo Logística poderia pular imediatamente a parte do estudo para partir logo para conter o avanço do mar na Praia do Açu. É que a corporação estadunidense tem em suas mãos o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) produzido pela OS(X) para obter o licenciamento da Unidade de Construção Naval (UCN) dentro da área do Porto do Açu, onde está explicitado que a construção do canal de navegação e a instalação do quebra-mar do Terminal 2 iriam resultar num processo dicotômico de deposição no entorno do quebra-mar e erosão na faixa central da praia, fenômeno este que está sendo confirmado na prática. Além disso, no próprio RIMA da OS(X) já está dito que o Porto do Açu já seria uma fonte de pertubação dessa dinâmica dentro das suas áreas de influência direta e indireta. Em suma, para que pagar por um estudo novo, se o RIMA já mostra as causas da erosão que ocorre na Praia do Açu?

Aliás, tenho que notar que na última que este assunto foi ventilado pela PMSJB, não houve menção de que a Prumo Logístico iria pagar por um projeto que, em tese, é de responsabilidade do governo municipal. O que mudou de lá para cá? E alguém já viu alguma corporação multinacional gastar dinheiro para reparar dano ambiental por livre e espontânea vontade? Quanto mais penso nessas reviravoltas, mais sinto que há algo “very fishy” nessa história. 

Eu só espero que esta reunião de amanhã não seja mais uma do tipo “enxugar gelo na linha do Equador”. É que se demorarem muito, daqui a pouco não haverá a proteger na Praia do Açu e suas imediações.

 

Prefeito Neco se reúne com INPH nesta quarta-feira

A idéia é discutir um projeto que identifique a causa do avanço do mar na praia do Açu

Prefeito Neco se reúne com INPH nesta quarta-feira (Foto: sjb.rj.gov.br)

O prefeito José Amaro de Souza Neco se reúne na próxima quarta-feira, 10, com o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) para discutir a realização de um novo projeto que será financiado pela Prumo Logística com o objetivo de identificar a causa e conter o avanço do mar na praia do Açu. O projeto deverá ser elaborado pelo INPH e a secretaria de Estado do Ambiente (SEA), através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). 

 Na última semana, no Rio de Janeiro, Neco se reuniu com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Francisco Portinho, o deputado estadual Roberto Henriques, uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o especialista em relações institucionais da Prumo Logística, Caio Cunha, para discutir o resultado de um estudo feito pela Prumo, onde ficou comprovado que o fenômeno do avanço do mar e erosão no Açu não possui ligação com as obras do Porto.  Também participaram da reunião, o secretário de Planejamento, Sidney Salgado, o Procurador do Município, Jefferson Nogueira e o chefe de Gabinete, Antonio Neves.

FONTE: http://www.sjb.rj.gov.br/noticia-3533/neco-se-reune-com-inph-nesta-quarta-feira

 

fonte: Secom

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s