Ecos do Tsulama: Justiça suspende todas as licenças ambientais da Samarco

Quase 10 meses após a erupção do TsuLama, a justiça de Minas Gerais decidiu suspender todas as licenças ambientais da Mineradora Samarco (Vale + BHP Billiton), o que poderá representar um forte obstáculo à retomada das atividades nas minas que a joint venture possui em Mariana (MG).

Essa informação acaba de ser publicada pelo jornal Folha de São Paulo  (Aqui!) que, por sua vez, repercute uma matéria produzida pela agência Reuters (ver reprodução parcial abaixo).

samarco 1

A decisão da justiça de Minas Gerais implica ainda na necessidade de que a Samarco refaça o processo licenciamento para operar na área onde ocorreu o maior desastre mundial da mineração nos últimos 300 anos. Como continuo recebendo informações de que a situação em Bento Rodrigues está longe de se retornar ao normal já que a Samarco ainda não estabeleceu planos de mitigação e construtoras de estruturas de proteção para evitar novos incidentes como o ocorrido no dia 05 de Novembro de 2015. Em função, os habitantes daquela área estão muito preocupados com a estação chuvosa que se aproxima rapidamente.

Em função desse novo desdobramento, não vou ficar surpreso se a BHP Billiton decidir encerrar sua participação na Samarco, não apenas para diminuir as suas perdas financeiras mas, principalmente, na sua imagem de mineradora preocupada com a boa governança ambiental.

Agora, lamentável mesmo é a demora para que a justiça tome essa medida e outras medidas. A verdade é que até agora os únicos que perderam foram os habitantes da bacia hidrográfica do Rio Doce que tiveram suas vidas reviradas e, em muitos casos, terminadas as suas atividades básicas de sobrevivência como no caso dos pescadores de Regência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s