Toda força à greve dos bancários!

greve

Como fui bancário na adolescência sei bem o que é trabalhar em instituições cujo propósito é apenas gerar lucros fabulosos para seus donos, deixando para clientes e trabalhadores todos os custos criados para garantir que banqueiros sejam bilionários.

Hoje estive numa agência para sacar algum dinheiro e lá encontrei filas homéricas de pessoas que tentavam fazer o mesmo que eu ou mesmo outras coisas nos caixas automáticos. Aliás, sempre que uso uma das dessas máquinas me sinto como se fosse empregado e não cliente.  

A verdade é que a existência desses máquinas e também da possibilidade de resolver problemas via a internet não diminui em nada o trabalho dos bancários. É que o avanç oda tecnologia implicou não apenas na multiplicação das tarefas dentro das agências, como também foi usada para ter menos pessoas atuando dentro dos bancos. Em outras palavras, mais trabalho e com menos pessoal para executá-lo.

Além disso, considero escandaloso que os bancos brasileiros que auferem algumas das maiores taxas de lucros do mundo não queiram sequer repor o valor da inflação anual nos salários de seus empregados. A reposição da perda inflacionária não deveria sequer ser objeto de negociação, mas a ganância dos banqueiros faz com que muitas vezes os sindicatos sejam obrigados a aceitar até menos do que foi perdido com a inflação.

Por isso, sempre que encontro alguém reclamando da greve dos bancários, lembro a essa pessoa que leve em conta o lucro absurdo que os banqueiros alcançam com a exploração do trabalho desses profissionais.

Eu prefiro sempre apoiar os bancários do que sequer cogitar em me sensibilizar com os banqueiros que não passam de parasitas do sistema econômico capitalista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s