Reitoria da Uerj envia carta ao (des) governador Pezão alertando para o risco de cessação de todas suas atividades

foto2

A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Georgina Muniz Washington, enviou hoje uma carta ao (des) governador Luiz Fernando Pezão com um teor que revela a dramaticidade da situação a que sua instituição está colocada pela falta de verbas de custeio e do pagamento de seus servidores (ver imagem abaixo).

reitoria-uerj

E a mensagem da reitora em exercício da Uerj é clara: a instituição está sob risco de ter suas atividades interrompidas em todas suas unidades acadêmicas, seja no campus do Maracanã, ou nos outros localizados em diveras regiões do Rio de Janeiro.

Essa situação catastrófica é responsabilidade direta do (des) governo Pezão que vem impondo uma política de terra arrasada não apenas na Uerj, mas também na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e na Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo). As três instituições passaram o ano de 2016 em graves dificuldades por causa do completo descompromisso do (des) governo Pezão com seu funcionamento.

Felizmente esta correspondência oficial da Uerj quebra um ciclo de silêncio por parte das reitorias das universidades estaduais e expõe o caos em que estas instituições fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio de Janeiro foram colocadas por um (des) governo que parece apenas comprometido com as corporações privadas e suas organizações de classe como a Firjan e a Fecomercio.

Agora que a Uerj já tomou a vanguarda na defesa das instituições universitárias estaduais, espero que a reitoria da Uenf saia do silêncio sepulcral em que se colocou em meio a uma crise que tornou o campus Leonel Brizola um alvo preferencial para depredações, além de expor aos membros da comunidade universitária a riscos que até recentemente eram impensáveis.  E nem me parece preciso enfatizar que o risco de cessação das atividades é uma ameaça real que paira como um espectro ameaçador também sobre a Uenf neste momento.

E que fique claro de uma vez para todos, o (des) governo Pezão é um inimigo visceral das universidades estaduais e a tarefa de defendê-las é de todo cidadão que queira que o futuro seja completamente diferente da realidade atual.

 

3 pensamentos sobre “Reitoria da Uerj envia carta ao (des) governador Pezão alertando para o risco de cessação de todas suas atividades

  1. […] Reitoria da Uerj envia carta ao (des) governador Pezão alertando para o risco de cessação de toda… Marcos Pedlowski […]

  2. Narvisa M. G. Santos disse:

    Claro que este engenheiro (será mesmo?) não deve ter tido a oportunidade de cursar num Universidade da qualidade da Uerj ou da Uenf.
    Sua incompetência demonstra isso. Lembro bem que ele destituiu um Secretário de Fazenda oriundo dos quadros da Uerj em 2014 para colocar o nefasto Julio Bueno, causador deste caos financeiro do RJ. Me surpreendeu o Sr. Pezão dar a desculpa de que não podia reduzir o seu salário e dos secretários porque está “dificil conseguir quadros competentes com valores baixos”.
    Se estes secretários que quebraram o Estado são competentes, ele realmente não tem noção do que seja um gestor competente.
    Nos quadros do Estado têm sim gestores qualificados que não aceitam ser secretários porque não querem terminar carreiras com processos de improbidade por “acordos” que compromerem a ética.
    Agora mesmo foi noticiado que secretários com mandato de deputado estão pedindo exoneração, em princípio para votar as reformas que o governo deseja, entretanyo o real motivo é a garantia do fôro privilegiado para fugir da Justiça.
    É uma vergonha.
    Narcisa Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s