Sérgio Moro, o apressadinho que ameaça incendiar o Brasil

Resultado de imagem para sérgio moro aecio

Que a prisão de Lula era uma questão de tempo já se sabia desde que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) negou por 6 votos contra 5 o habeas corpus apresentado pela equipe de advogados do ex-presidente.  Agora, o que ninguém previa era a velocidade com que o juiz Sérgio Moro decretaria a prisão, passando, inclusive, por cima de procedimentos a que a defesa de Lula ainda teria direito de fazer para protelar (legalmente é preciso que se diga) sua prisão.

Essa “pressa” pegou de calças curtas até a Polícia Federal que estará encarregada de encarcerar Lula. É que não tendo ocorrido a devida coordenação entre Sérgio Moro e a Superintendência da Polícia Federal está restando aos delegados responsáveis pela prisão e encarceramento de Lula recorrer ao improviso. É como se a primeira prisão de um ex-presidente da república, que ainda reúne amplo apoio popular, estivesse sendo feita ao sabor do improviso.  Na verdade, o condicional ficou por minha conta, pois a prisão se dará sob profunda improvisação e risco de caos político.

A lógica que guia a pressa de Sérgio Moro é ainda nebulosa, pois ele poderia proceder com mais cautela, mas optou por não fazê-lo. Com isso, pode-se especular muita coisa sobre os fatores que estão impondo a pressa de Sérgio Moro. Mas como pressa é inimiga da perfeição, Lula terá em Sérgio Moro o maior interessado em que sua integridade física seja mantida no momento da prisão e pelo período que ela durar.

E o detalhe da duração da prisão de Lula é outro aspecto curioso. É que até o joão-de-barro que mora em frente do STF sabe que a prisão de Lula tem tudo para ser curto, na medida em que a suprema corte deverá rever a questão da prisão sem que se faça o trânsito em julgado determinado pela Constituição Federal.  Assim, talvez se explique a pressa em se ter Lula na prisão, nem que seja por uns poucos visando sua desmoralização junto ao eleitorado.

O risco aqui é que Lula soube aproveitar muito bem o período anterior e construiu a quase inafastável imagem de mártir que está sendo perseguido por defender os pobres. Assim, a ida para a prisão (e essa não seria a primeira vez em que Lula será colocado no cárcere) deverá reafirmar o enredo que foi sendo construído ao longo do esquisito processo de julgamento comandado pelo juiz apressadinho em Curitiba.

Finalmente, com a prisão de Lula está sendo dificultada a reedição de um novo governo de coalizão. Isto sinaliza que o próximo período deverá ser marcado pela radicalização e não pelo acalmar de ânimos. E, pior, se decidirem prender Lula por mais tempo do que se planeja inicialmente, é provável que o principal bombeiro que a política brasileira dispõe decida ficar sentado na sua cela esperando o circo pegar fogo.

E tudo o que vier pela frente será colocado nas costas de Sérgio Moro, o apressadinho. Mas como Sérgio Moro já deu vários sinais que pretende imigrar para os EUA, ele acabará sobrevivendo ao peso da história. Já os pobres brasileiros, esses não terão a possibilidade de sair do Brasil na classe executiva.

4 pensamentos sobre “Sérgio Moro, o apressadinho que ameaça incendiar o Brasil

  1. Marco Antônio disse:

    Boa tarde Professor Marcos, aproveitando o que o senhor escreveu no último parágrafo… a saída para o sistema corrupto e empobrecedor (“partidos” de “esquerda” e “direita”) do Brasil não atingir o cidadão comum ou não é o aeroporto. Os brasileiros capazes de exercer produtivamente uma profissão/empreender, administrar decentemente suas finanças e falar outro idioma não ficarão no Brasil catastrófico que se aproxima, destes, os ricos irão para os Estados Unidos, os descendentes de europeus irão para Europa e os pobres irão para o Paraguai.
    Dos que ficarem no Brasil, funcionários públicos que recebem baixos salários, profissionais liberais medíocres, recém formados pela educação completamente estatizada e inúteis para o trabalho, os idosos e qualquer um incapaz de auferir patrimônio líquido em volume significativo para dispô-lo em momento de necessidade, pagarão a pesada conta na íntegra. O Brasil se por um milagre conseguir se reerguer (não o fará com certeza com o mártir Lula (só faltava essa…), ou o lunático Bolsonaro, ou com o fascista Ciro, ou com o corrupto Alckmin, ou com qualquer outro presidenciável que aí estão) não haverá quadros qualificados para reconstruir o país, será a Ucrânia dos trópicos. A ver…

  2. Homem sem pinguelo disse:

    Já que o sr. Marco Antonio , destruiu os postulantes a presidente do Brasil em seu comentária acima , só resta o cabo Daciolo para elegermos !!
    Só uma observação : não dá para julgar um livro pela capa !!

  3. Marco Antônio disse:

    Sr. “Homem sem pinguelo” o problema dos ditos de “direita” ou “esquerda” nunca foi a corrupção em si mas somente a corrupção praticada pelos “caras” do outro lado da colina. A corrupção do outro que é terrível, que é a que mata por falta de atendimento, que é a que destrói a educação, que é a que condena o Brasil a ser o eterno país do futuro. Vote em quem quiser porque não irá mudar nada. Lula, Alckmin, Dória, Ciro, Aécio, Manuela, pode escolher… e outra, pode assumir a Presidência Jesus Cristo (ou outro Deus que você escolher…) que não irá adiantar nada se este congresso vergonhoso e corrupto não for renovado. Obrigado pelo(a) comentário/contribuição.
    Também tenho uma observação: Todos são livros antigos e conhecidos…

  4. gustavo_horta disse:

    Republicou isso em Gustavo Hortae comentado:
    *Lula Livre: A Resistência somos nós*
    > https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/10/lula-livre-a-resistencia-somos-nos/

    *Lula Livre: A Resistência somos nós*

    “Não adianta tentar acabar com as minhas ideias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Não adianta parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês.” (Luiz Inácio Lula da Silva)…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s