Lula indo do jeito que quer para as masmorras de Sérgio Moro

Possuo grandes diferenças com a linha política que o ex-presidente Lula aplica no plano estratégico, mas não tenho como negar seu brilhantismo tático. Nesse aspecto, Lula é um gênio sem par na política mundial.

Ao ter determinada a sua prisão, o que faz Lula? Ignora a oferta supostamente gentil de seu algoz e se abriga no sindicato onde começou sua ascensão política. Ali, em São Bernardo, Lula dá mais uma lição aos seus amigos e inimigos sobre sua incrível capacidade de responder às adversidades.

No vídeo abaixo, a síntese dessa capacidade com Lula sendo carregado nos ombros pela militância. Alguém já tinha visto alguém se preparar para ser preso dessa forma?

Discordo daqueles que veem no dia de hoje, um momento de derrota de Lula e da esquerda. É que Lula se introjetou de vez nas eleições de 2018 e continuará sendo um elemento capital, mesmo estando incomunicável nas masmorras de Sérgio Moro. Além disso, ao levantar os braços de Guilherme Boulos (PSOL) e de Manuela D´Ávila no ato desta manhã em São Bernardo do Campo, Lula já sinalizou que o seu apoio político poderá ir para além do PT, no que significaria uma restauração de uma ampla aliança da esquerda brasileira.

Agora, se Lula for solto da prisão em poucos meses, é muito provável que saia das masmorras de Sérgio Moro com o capital político intacto e potencialmente aumentado. Caso isto se confirme, é muito provável que ele ainda consiga votos suficientes para ser eleito para presidir o Brasil mais uma vez. A ver!

11 pensamentos sobre “Lula indo do jeito que quer para as masmorras de Sérgio Moro

  1. Sônia Maria disse:

    Que assim seja!!!Seu comentário me reanima muito!

  2. Marco Antônio disse:

    Fico feliz em saber disso pois também possuo esposa e filha (ambas já com a dupla cidadania), e futebol sempre foi tratado como política de estado no Brasil, tanto pela dita “direita” quanto pela “esquerda”.

  3. Marco Antônio disse:

    Boa tarde Professor Marcos, concordo com o senhor quando diz que Lula é muito esperto (gênio mundial???), não tanto quanto Renan ou Sarney (pois estes não foram presos), mas é esperto… esta “multidão” que o senhor menciona é equiparável aquela que foi para as ruas em diversas capitais do país contra a corrupção um tempo atrás? Engraçado como todos no Brasil fazem o que querem, menos o pobre que tem que cumprir a prisão mesmo não estando condenado, muitos já ficam encarcerados desde a fase de investigação, ou já cumpriram sua pena e continuam presos. Sim, temos muitos espertos no Brasil que driblam as leis e fazem as coisas de seu jeito. Nisso Lula não está inovando, como não é novo pessoas estarem exultando quando seus heróis cometem atos ilegais e desafiam as instituições. Muitos comemorarão se houver um golpe militar por partes de seus heróis da caserna, mesmo sabendo que estas práticas corruptas das empreiteiras, somente um exemplo de vários, corriam soltas na época da ditadura militar (se não me engano o Emílio Odebrecht falou disso). Sinto. Por fim, a condenação em segunda instância de Lula, definida após julgamento pela 8ª turma do TRF-4), tornou-o inelegível de acordo com as regras da Lei da Ficha Limpa. Mas como o senhor mesmo exulta, Lula é um gênio e na prática poderá se candidatar e, malandro que é malandro… já faz campanha ilegal em caravanas pelo Nordeste (em franca aliança com Renan Calheiros) e no Sul do Brasil. E falando em Renan calheiros… lembro ao senhor (não quero desanima-lo ou jogar um balde de água fria em sua euforia com Lula novamente presidente do Brasil), que o STF decidiu que réu em processo criminal não pode ocupar a cadeira de Presidente da República e Lula já é condenado em um processo criminal e réu em mais cinco processos, bem como são réus em processos criminais Bolsonaro, Ciro Gomes e Fernando Collor. Mas como Lula é gênio e vivemos no país da malandragem… A ver.

  4. Marco Antônio disse:

    O senhor precisa ler sem paixão…

    • Marco Antônio, paixão na minha vida só pela minha companheira e pelo meu filho. De resto, sou só razão. Bom, há também o futebol, mas deixa para lá.

    • Marco Antônio disse:

      Este parágrafo que o senhor mencionou não pode ser interpretado como uma afirmação minha de que o senhor seja eleitor de Lula. Como demonstra o comentário da Sra. Sônia Maria acima “Que assim seja!!!Seu comentário me reanima muito!”, eu também percebi (só que diferentemente dela não me animei com a idéia) seu entusiasmo com a possibilidade de Lula voltar a ocupar a cadeira de Presidente. Mas em nenhum momento eu afirmei que o senhor é eleitor de Lula, mas lembro que se o senhor votou na Dilma, seu voto também foi para o Temer, pois PT e PMDB eram (ou ainda são) “unha e carne”. Lembro que também depois do golpe ambos os “partidos” voltaram a fazer aliança, esta coroada com a caravana pelo Nordeste com Lula e Renan Calheiros de mãos dadas (confesso que o “cara” – citando Obama – realmente é muito malandro), o mesmo Renan que o STF queria impedir de ocupar temporariamente a cadeira de Presidente quando era presidente do Senado por ser réu em processo criminal.

      • Marco Antônio, pelo jeito você é leitor recente do blog. Parte da minha produção acadêmica é de crítica aos governos do PT. Aliás, há um artigo meu de 2003 onde já sinalizo os problemas que viriam por causa das chamadas políticas neodesenvolvimentistas do governo Lula. Aliás, votei pela última vez no PT no segundo turno das eleições de 2002 porque achei que José Serra seria muito pior do que o Lula. De lá para cá votei sempre à esquerda do PT em todos os níveis eleitorais, quando não anulei meu voto por falta de opção. Agora não sou anti Lula ou anti PT porque para isso a direita já tem muita gente para atuar.

  5. Marco Antônio disse:

    Boa tarde Professor Marcos, como escrevi antes, não afirmei que o senhor é eleitor de Lula. Já acompanho o seu blog há algum tempo (desde 2016 se não me falha a memória) e sempre o recomendei para meus conhecidos ou para pessoas que cruzaram meu caminho. Diferentemente do senhor sou anti Lula e anti PT (apesar de conhecer duas pessoas sérias dentro do partido e saber que deve ter mais um pouco). Sou anti Lula e anti PT diferentemente da “direita”, e o que depõe a meu favor é o fato de eu ter votado em Lula em 2002. Não vou alongar este comentário, mas Lula e o PT se mostraram iguais aos outros “políticos” e “partidos”. Sugiro um artigo para o senhor: As realizações do(s) governo(s) Lula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s