Fala-se muito em escola sem partido, mas e as igrejas podem ter partido?

bolsonaro-igreja-batista-atitude

Por vários anos temos visto a ação agressiva de grupos políticos que desejam impor uma agenda conservadora para a educação brasileira, a maioria abrigada e dinamizada sob a alcunha de “Escola Sem Partido”.  A ação desses grupos logrou aprovar várias leis inconstitucionais em estados e municípios que foram posteriormente declaradas ilegais e não lograram, felizmente, entrar em vigor.

Mas este fenômeno deverá se agravar agora que a extrema direita elegeu bancadas fortes em vários estados e também na Câmara Federal. Não deverão demorar para tentar impor planos pedagógicos que impeçam o ensino da Teoria da Evolução de Charles Darwin e também do conhecimento já existente sobre as mudanças climáticas em curso na Terra e que deverão trazer efeitos devastadores para diversas regiões brasileiras.

Pois bem, mas a questão que eu quero abordar é outra. É que enquanto se fala muito na “Escola Sem Partido”, o atual ciclo eleitoral está mostrando a clara atuação das principais lideranças religiosas do protestantismo, principalmente aqueles ligadas ao que se convenciona denominar de Neopentecostalismo, em favor de uma dada candidatura, numa clara desobediência do que estabelece a Constituição Federal Brasileira.

Não bastasse o apoio dado em púlpitos e corredores, cenas como as mostradas abaixo mostram como a disseminação da cultura do ódio está solapando até as bases fundamentais do que se convenciona chamar de religião cristã que se baseia na solidariedade, no perdão e no amor ao próximo.

Diante do que estamos presenciando é que, independente do resultado das eleições, há que se debater também a essência dessa politização da religião, e de como isso não deve ser tolerado até para aqueles que são religiosos sejam protegidos de líderes inescrupulosos que os usam para atingir objetivos bastante terrenos.

7 pensamentos sobre “Fala-se muito em escola sem partido, mas e as igrejas podem ter partido?

  1. Jamile Matos disse:

    Boa tarde! A foto das pessoas fazendo o símbolo de uma arma é dentro da igreja?

    • A informação que recebi é que sim. Por isso a postagem!

      • Márcio Nunes Ribeiro disse:

        Olá, meu caro! Tudo bom? Minha dúvida é a mesma da Jamile. Existem bolsominions que estão criticando a foto (particularmente a segunda), pois afirmam que não existe coisa alguma na foto que denote referência a igreja e a evangélicos. Teria a fonte da foto? Obrigado!

      • Márcio, a segunda foto achei na internet relacionada à proselitismo político em templos. Não anotei a fonte, mas a primeira está claramente documentada como sendo de um tempo da Assembleia de Deus no Maranhão. O interessante é que apenas na cidade de Campos dos Goytacazes existem vários relatos deste tipo de ocorrência, mesmo que sem fotos comprobatórias. Assim, não tenho porque duvidar do que a segunda imagem está mostrando, especialmente porque a primeira imagem com o Bolsonaro é da Igreja Batista. Assim, somando todas essas informações, quem te questiona o faz apenas para perturbar.

  2. wyllton disse:

    Sim, as Igrejas podem ter partido pois não são sustentadas com dinheiro público!! As escolas são sustentadas com recursos estatais logo, a lógica é que ESCOLAS NÃO PODEM TER PARTIDO!!!! Simples assim. Do contrário, escolas também poderão escolher suas religiões.

    • Ah, entendi. E eu que pensava que templos religiosos cristãos eram para aproximar seus membros dos ensinamentos de Jesus, de modo a vivê-los plenamente em seu cotidiano. Se for assim, em que versículo da bíblia cristã está dito que Cristo apoiava a tortura e a violência contra os diferentes ? Vai lá me diga que eu lá conferir e depois mostro aqui no blog. No aguardo.

  3. Emmanoel Vieira disse:

    A verdade é que as igrejas viraram lavanderias de dinheiro desde que a nova lei eleitoral foi aprovada. Não podemos esquecer que as igrejas são entidades sem fins lucrativos e isentas de impostos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s