Saída do Pacto do Migração aumentará rejeição a brasileiros vivendo no exterior

bolsonaro migraçãõ

Decisão do governo Bolsonaro de saír do Pacto Global da Migração deverá aumentar problemas dos brasileiros vivendo no exterior.

No dia 19 de Dezembro postei uma nota sobre os prejuizos que uma eventual saída do Brasil do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular, da ONU, causaria aos brasileiros que hoje escolhem a via migratória para alcançar melhores condições de vida [1].

Ontem, a rede britância BBC confirmou que um documento do Ministério das Relações Exteriores está circulando nas embaixadas brasileiras um documento que confirma a saída do Brasil do Pacto Global da Migração [2]. O primeiro poblema com essa saída é que a mesma claramente visa agradar ao governo de Donald Trump que também se recusou a aderir ao Pacto. O segundo problema é que esta medida tem tudo para dificultar a vida dos brasileiros que estão hoje no exterior na condiçao de imigrantes. É que fora dos auspícios do Pacto Global para a Migração, o imigrante brasileiro passará por dificuldade ainda maiores do que já passa.

images_cms-image-000616516

Um elemento a mais é que, pelo menos na Europa, existe hoje a prevalência de manifestações de xenofobia contra os imigrantes em geral.  Imaginemos o que acontecerá com os imigrantes brasileiros quando os grupos anti-migração ficarem cientes de que o Brasil está se retirando de um acordo que visa normatizar o fluxo migratório no mundo.

Nunca é demais lembrar que em diversos países o agora presidente Jair Bolsonaro teve a imensa maioria dos votos. Assim, com essa medida que certamente prejudicará os seus eleitores, o governo Bolsonaro retribui com uma medida salgada a quem lhe a chance de governar o Brasil.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s