A culpa da recessão é de Guedes e Bolsonaro, não da COVID-19

bolsoguedesNão culpem a COVID-19, pois Jair Bolsonaro e Paulo Guedes são os pais da recessão que ameaça a pior da história do Brasil

A mídia corporativa está trombeteando hoje que os desastrosos números relativos à performance da economia brasileira se devem única e exclusivamente à pandemia da COVID-19. Essa forma de apresentar o problema, exonerando a dupla Bolsonaro/Guedes das devidas responsabilidades pela recessão em curso, é a forma pela qual os donos dos grandes veículos de imprensa estão encontrando para salvaguardar seus próprios interesses, já que a maioria deles opera com extrema agilidade no mercado financeiro. E com isto tentam manter no posto de ministro da Fazenda, o sr. Paulo Guedes, que ainda é a melhor garantia de que os negócios continuarão como sempre.

Na real, a situação da economia brasileira já vem mal das pernas desde o início do segundo mandato de Dilma Rousseff, e tudo o que foi feita até aqui pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro foi no sentido de preservar os ganhos das grandes instituições financeiras nacionais e internacionais, com a imposição de perdas cada vez maiores aos direitos trabalhistas e sociais. São os trabalhadores que estão sentindo na pele a opção por alocar cifras trilionárias para preservar um sistema financeiro parasitário.

Assim, não nos enganemos, sem que seja rompido o chamado “Teto de Gastos“, de modo a quebrar a atual incapacidade do Estado brasileiro de realizar investimentos que coloquem a economia brasileira no caminho de uma retomada mínima que seja, a tendência será o aprofundamento dos ataques aos trabalhadores e uma piora ainda maior dos índices de funcionamento da economia brasileira, com repercussões devastadoras sobre a vida da maioria da nossa população.

Por isso, em vez de se ficar discutindo questiúnculas acerca do próximo pleito municipal, o que precisamos fazer é colocar o debate sobre o modelo econômico em curso na ordem do dia, de modo a acelerar o desgaste do modelo pró-banqueiros que o governo Bolsonaro tão bem representa. Qualquer outra coisa significará adaptação à agenda neoliberal de Paulo Guedes. 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s