Mudanças climáticas: o papel pouco discutido dos ricos na catástrofe em curso

wealth

Acabo de ter acesso a um livro organizado pela ativista sueca Greta Thunberg sob o título de “The Climate Book” e pode se dizer que o mesmo traz um acervo impressionante de conhecimento sobre as evidências científicas sobre as causas e consequências das mudanças climáticas. Um mérito da obra é que a mesma não se restringe às complicadas análises sobre a natureza físico-química das mudanças que estão ocorrendo na atmosfera da Terra e que, consequentemente, têm alterado o comportamento do tempo atmosférico e do clima.

Um mérito é fazer a análise da distribuição desigual das responsabilidades pelo caos climático que objetivamente castiga mais os países mais pobres e os mais pobres dentro deles.

Um gráfico que me chamou a atenção em uma primeira leitura de alguns dos capítulos do “Climate Book” está colocado abaixo, e mostra o impacto dos diferentes níveis de renda sobre as emissões de CO2. O que fica evidente é que enquanto os 10% mais ricos da população mundial respondem por 49% das emissões de CO2, os 10% mais pobres respondem por apenas 7%!

estilo de vida aquecimento

 

Essa distorção na capacidade de emissão de um dos principais causadores do aquecimento da atmosfera da Terra reflete ainda as graves desigualdades que existe na economia global, pois a grande parte desses 10% mais ricos está localizada nos países capitalistas desenvolvidos.

Entretanto, quando as cúpulas climáticas são reunidas em resorts e outros locais luxuosos, toda a discussão é encaminhada para um caminho onde todos têm que “arcar com os sacríficios” do ajuste climático, o que apenas serve para reforçar o padrão de injustiça ambiental que existe sob o Capitalismo.

Por essas e outras é que só haverá algum tipo de solução positiva se o debate climático for tirado das mãos dos governos e corporações multinacionais que são quem causam o problema para começo de conversa. Do contrário, o que estamos vendo neste momento em partes do Brasil é apenas uma fase inicial do processo catastrófico em que estamos metidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s