Uenf flerta com o perigo

uenf_campos

A terceirização de serviços está se transformando num verdadeiro “pato manco” na gestão dos órgãos estaduais do Rio de Janeiro. Além de caro, este tipo de contratação para oferecer serviços de segurança e limpeza se transforma rapidamente num mecanismo de geração de caos quando as empresas contratadas deixam de pagar salários aos seus empregados.

No caso da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) o problema está mais aparente com a crise gerada no seu sistema de segurança interno pela falta de pelo menos 4 meses da folha salarial da empresa K-9.  É que na ausência das verbas devidas pela prestação de seus serviços, a K-9 não tem feito o pagamento dos salários dos seus empregados que atuam na Uenf.

Agora, compreensivelmente cansados de trabalhar e não receber e orientados pelo seu sindicato, os seguranças da Uenf cruzaram os braços e anunciaram que vão deixar de prestar serviços a partir da próxima semana.

Em meio a essa situação caótica, a reitoria da Uenf anunciou os novos calendários dos seus cursos de graduação e pós-graduação com início a partir da próxima segunda-feira (22/08). Como já foi dito em um ambiente virtual interno onde os professores da universidade trocam ideias, esse anúncio de calendário é algo temerário, mas reflete uma postura da administração da Uenf de correr o risco de reiniciar aulas, em meio ao colapso do sistema interno de segurança.

Essa aposta no “retorno à normalidade em meio ao caos” é claramente arriscada, principalmente para aqueles membros da comunidade universitária que precisem frequentar o campus Leonel Brizola e outras unidades que a Uenf que possui em Macaé e Itaocara , especialmente no período noturno. Afinal, se algo de anormal acontecer, quem vai querer assumir a responsabilidade por eventuais perdas e danos?

E o pior é que enquanto a Uenf tenta retomar suas atividades flertando com o perigo, o (des) governo do Rio de Janeiro continua distribuindo suas generosidades fiscais para joalherias, cervejarias e montadoras de automóveis; enquanto realiza gastos milionários com a realização dos Jogos Olímpicos. 

Será que sou o único a achar que esta situação toda é absurda? Espero que não!

3 pensamentos sobre “Uenf flerta com o perigo

  1. Marcos,
    Quanto a questão dos terceirizados temos que lembrar as inúmeras ações que ocorem contra a UENF, quando as empresas não cumprem suas obrigações trabalhistas. Creio que em todas fomos condenados a pagá-los,não por despreparo da ASJUR, pois esta situação é caso pacificado na Justiça do Trabalho.O governo não nos paga e se condenados, quem pagará? Haverá responsáveis?
    Antonio Luiz Ayres

  2. Flávia Corrêa disse:

    A Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional, é um exemplo de Empresa prestadora de Serviços que deve aos seus ex-funcionários. Demitiu quase 200 funcionários de um Programa chamado Estradas da Produção que prestavam serviços à EMATER-RIO e não pagaram seus salários em atraso, suas rescisões contratuais e eles não podem se quer ter acesso ao FGTS e ao Seguro-Desemprego. Tem pessoas passando fome, sendo despejadas das residências alugadas, inadimplentes e o Presidente da Fundenor nem se quer se manifesta. O Patrimônio de Utilidade Pública é também a causadora da desgraça de muitas famílias que um dia lhe serviram com a sua mão-de-obra. E só o silêncio representa a respeitável Instituição. Mas será que o silêncio está presente na consciência do Presidente quando ele dorme? Espero que não!

    • Flávia, se desejar envie um informe mais acabado para o e-mail do blog sobre esta situação dramática que eu publico no blog. Não podemos deixar trabalhadores abandonados e este espaço é particularmente sensível a abordar este tipo de situação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s