Em ação inédita, membros de CAs protocolam nota de protesto contra cortes orçamentários no CNPq

cortes

Venho informando neste blog sobre uma crescente reação aos cortes orçamentários que o governo “de facto” de Michel Temer vem realizando na área da ciência, tecnologia e inovação (C&T&I) e que culminou na redução do aporte de recursos para os chamados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) (Aqui!).

Pois bem, numa ação que eu considero inédita, um grupo altamente seleto de pesquisadores que atuam nos chamados “Comitês Assessores” (CAs) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) protocolaram ontem (20/10) uma nota de protesto contra a possibilidade de uma redução inicial de 20 a 30% no número de bolsas de pesquisa concedidas pelo principal órgão de fomento da  C&T&I nacional (ver imagens abaixo).

protesto-assessor-1protesto-assessor-2

Os pesquisadores lembram que apesar dos cortes orçamentários não serem um fato recente, pois já vinham acontecendo nos últimos anos, a situação está se agravando com as medidas adotadas pelo governo “de facto” de Michel Temer, a começar pela aprovação da PEC 241 que congelará por 20 anos os investimentos públicos em áreas estratégicas, incluindo a C&T&I.

Os signatários da nota de protesto cobram não apenas a manutenção dos níveis orçamentários atuais, mas especialmente a ampliação dos investimentos feitos em itens como o chamado “Edital Universal”, e nas bolsas de produtividade e de Iniciação Científica.  Um fato que é citado de passagem é o não pagamento dos projetos aprovados no Edital Universal, o qual não teve a execução sequer das propostas aprovadas em 2014!

Considero que essa nota é, muito provavelmente, apenas o início de uma reação mais ampla dentro da comunidade científica brasileira que se encontra ameaçada de total paralisação se forem confirmados os piores cenários em termos de aporte de recursos.

Para quem quiser ter a versão em pdf da nota dos membros dos CAs do CNPq basta clicar Aqui!

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s