Mandetta usa termos duros para definir decisão do governo Bolsonaro de mudar divulgação dos dados da COVID-19

mandettaPara o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a decisão de mudar a divulgação dos dados da COVID-19 seria resultado de uma mentalidade militar que prioriza promoções.  Imagem: Andressa Anholete/Getty Images

Em entrevista que deverá ter amplas repercussões políticas no Brasil e no mundo, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, imputou à ala militar do governo Bolsonaro, as decisões que resultaram nas mudanças de estratégia do Ministério da ?Saúde para a divulgação de dados da pandemia da COVID-19.

Em termos particularmente duros, Mandetta afirmou que pessoas ligadas à carreira militar, e não à Saúde, priorizam outro tipo de abordagem, “que chegue às suas promoções por atos de bravura ou de lealdade extrema, mesmo que burra e genocida“. 

É importante notar que até agora o uso da palavra “genocida” (ou ainda de “genocídio”) estava restrita a menções indiretas para se referir à gestão errática da pandemia da COVID-19, sem que ninguém do porte de um ex-ministro da Saúde do próprio governo Bolsonaro tivesse tido a disposição de proferir isso em público.

Ao fazer isso, Luiz Henrique Mandetta deu uma imensa contribuição para aprofundar a crise política no Brasil, na medida em que ele colocou em xeque a capacidade técnica dos membros das forças armadas que hoje ocupam cargos estratégicos dentro do Ministério da Saúde, a começar pelo general Eduardo Pazuello, uma espécie de ministro interino permanente da Saúde.

Como Mandetta fez uma série de afirmações particularmente duras contra a estratégia de divulgação dos dados da COVID-19 pelo governo Bolsonaro, é bem provável que ele o fez de caso pensado, já que não é conhecido por ter um temperamento explosivo, ao menos em público.

Assim, se as manifestações programadas pela oposição para este domingo precisavam de um ingridiente a mais, Mandetta acabou de fornecer um bem agudo.

Um pensamento sobre “Mandetta usa termos duros para definir decisão do governo Bolsonaro de mudar divulgação dos dados da COVID-19

  1. […] Mandetta usa termos duros para definir decisão do governo Bolsonaro de mudar divulgação dos dados… […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s